Migrant Women Press entre os finalistas do maior prémio de diversidade do Reino Unido

30 de Junho de 2025
Migrant Women Press premio

Partilhar

Criada pela jornalista brasileira Juliana da Penha e com sede na Escócia, a Migrant Women Press é uma plataforma de jornalismo independente focada em amplificar as vozes de mulheres migrantes e racializadas. Em 2025, o seu trabalho pioneiro e transformador valeu-lhe um lugar entre os finalistas do National Diversity Awards, um dos mais prestigiados prémios de diversidade do Reino Unido.

A distinção chega através da categoria “Organização Comunitária: Género”, num universo de mais de 85 mil indicações, de onde foram selecionados apenas 125 finalistas. Os prémios, promovidos em parceria com o HSBC UK, destacam iniciativas e pessoas que promovem, na prática, a inclusão e a equidade social.

Com uma abordagem interseccional e comprometida com os direitos humanos, a Migrant Women Press tem vindo a criar espaço para que mulheres marginalizadas possam contar as suas próprias histórias, nos seus próprios termos. Numa indústria mediática ainda marcada por estruturas excludentes, o projecto desafia o discurso dominante, descoloniza a narrativa e reposiciona as protagonistas. “Este reconhecimento valida o impacto do nosso trabalho e o esforço que dedicamos para transformar o cenário da comunicação social. Queremos garantir que as vozes das mulheres migrantes e racializadas sejam realmente ouvidas”, afirma Juliana da Penha, fundadora e diretora da plataforma.

Nascida em São Paulo, Juliana vive há mais de uma década em Glasgow. É formada em Estudos Culturais e Comunicação pela Universidade de Lisboa, tem um Mestrado em Direitos Humanos e Política Internacional pela Universidade de Glasgow, um diploma NCTJ em Jornalismo e uma pós-graduação em Inovação e Liderança no Jornalismo pela University of Central Lancashire.

A sua motivação é inseparável da própria trajetória como mulher negra, migrante e jornalista, sentiu de perto os efeitos do racismo estrutural nos meios de comunicação britânicos e europeus, tendo sido durante anos impedida de exercer a profissão. Em 2020, decidiu romper o ciclo criando a Migrant Women Press, que rapidamente se tornou num projecto colectivo, reunindo vozes de mulheres oriundas de mais de 30 países.

O prémio chega num contexto particularmente desafiante. “Vivemos tempos em que o financiamento e o apoio são escassos. Isso torna a ação comunitária num recurso inestimável e, para muitas pessoas, é literalmente uma tábua de salvação,” afirmou Paul Sesay, CEO da Inclusive Companies e fundador do National Diversity Awards.

A gala de entrega dos prémios será realizada a 19 de setembro, na Catedral Anglicana de Liverpool, e será apresentada por Clare Balding, uma das mais reconhecidas comunicadoras britânicas, conhecida pelo seu trabalho em prol da diversidade e inclusão. “Estes prémios iluminam a força e a positividade de uma sociedade inclusiva. Reconhecer o impacto de pessoas e organizações que melhoram o mundo ao seu redor é absolutamente vital”, disse Balding.

Além da Migrant Women Press, a lista de finalistas na categoria Organização Comunitária: Género inclui ainda projetos como ADHD Babes, Blackburne House, Endo Buddies, Stow Inspire, Train the Boys, Women in Data e Womenzone.

O National Diversity Awards, atualmente na sua 14.ª edição, tornou-se uma referência internacional na valorização de projetos que enfrentam, todos os dias, as barreiras da exclusão. Para Juliana e para todas as mulheres que integram a plataforma, a nomeação representa uma afirmação colectiva de que o jornalismo feito por e para mulheres migrantes não é exceção, é a regra que está por vir.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile