Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa

Partilhar
X
Mina Andala foi distinguida com o Prémio de Melhor Interpretação Secundária na 31.ª edição dos Caminhos do Cinema Português, pelo papel de Hermínia em A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira. A enfermeira que interpreta, uma mulher de Barcelos, amante de papas de sarrabulho, ética, discreta e comprometida com o cuidado, tornou-se, nas palavras do júri, o “motor moral” de um filme que mergulha na violência e fragilidade dos mais desprotegidos.
O júri, composto por Jorge António, Rita Barbosa e Tiago Bartolomeu Costa, sublinhou a forma como Mina Andala ilumina os “invisíveis, os precários e as não-pessoas” que sustentam a comunidade sem reconhecimento. O seu trabalho, sustentado num rigor interior e numa composição que evita a superficialidade, “rouba-nos o tapete onde esbanjamos a indiferença” e devolve humanidade a quem é excluído das narrativas centrais. No filme, Hermínia ocupa um lugar secundário, mas Andala transforma essa posição no centro emocional e ético da história, oferecendo contrapeso.
Nascida em Lisboa em 1978, filha de pais cabo-verdianos, Mina Andala tem construído uma carreira que atravessa teatro, cinema e televisão, em Portugal e no estrangeiro. Participou em produções internacionais como Carnival Row, Unforgotten e Firebrand (filme nomeado à Palma de Ouro em Cannes).
A distinção nos Caminhos do Cinema Português surge num momento em que se debate a representatividade no cinema nacional. A vitória de Andala reafirma a importância de artistas que têm trazido complexidade, rigor e diversidade ao ecrã.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos