Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa

Partilhar
X
Mina Andala venceu o prémio de Melhor Atriz – Competição Nacional nos Prémios CinEuphoria 2026 pela sua interpretação em A Memória do Cheiro das Coisas. Os vencedores foram anunciados a 13 de janeiro, data em que foi tornado público o palmarés completo desta edição dos prémios atribuídos pelo blogue CinEuphoria.
O prémio atribuído a Mina Andala integra um palmarés nacional marcado pelo reconhecimento de vários intérpretes em diferentes categorias, com especial destaque para filmes como Banzo e Hanami, que concentraram distinções nas áreas da interpretação e da música original.
Banzo destacou-se como um dos filmes mais premiados da Competição Nacional. Para além dos prémios de Melhor Ator Secundário, atribuídos a Hoji Fortuna e Matamba Joaquim, o filme venceu ainda os prémios de Melhor Realização e Melhor Direção Artística, reforçando o seu peso no conjunto das decisões do júri.
No campo da curta-metragem, Cirila Bossuet foi distinguida com o prémio de Melhor Atriz pela nterpretação em Ecstasy. O galardão foi atribuído directamente, após voto unânime do júri.
Já Hanami, da realizadora Denis Fernandes, arrecadou o prémio de Melhor Atriz Secundária – Competição Nacional, atribuído a Sanaya Andrade, e venceu igualmente na categoria de Melhor Música Original, somando distinções em áreas distintas do trabalho artístico.
Entre os prémios coletivos, Ana Sofia Martins integrou o leque de atores distinguidos com o prémio de Melhor Elenco – Competição Nacional pelo filme Portugueses, uma distinção atribuída ao trabalho conjunto do elenco. O Prémio do Público distinguiu o filme Ainda Estou Aqui, realizado por Walter Salles, numa categoria decidida por votação e paralela às escolhas do júri.
Criados em 2009, os Prémios CinEuphoria são atribuídos anualmente pelo blogue CinEuphoria, a partir das classificações e votações dos seus colaboradores ao longo do ano, distinguindo cinema nacional, ibérico e internacional, bem como áreas técnicas, artísticas e interpretações. A edição de 2026 voltou a sublinhar a diversidade de filmes e percursos reconhecidos, com particular incidência na produção portuguesa recente.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos