Morreu Papa Wemba, em pleno concerto

24 de Abril de 2016
Morreu Papa Wemba, em pleno concerto

Partilhar

Um dos maiores ícones da música africana, Papa Wemba, morreu este sábado, enquanto actava durante um concerto em Abidjan, Costa do Marfim.

O artista, de 66 anos, estava a actuar durante a sua terceira música no Festival des Musiques d’Anoumabou. O óbito foi confirmado pelo manager do artista à France 24.

Jules Kikumba, de nome artístico Papa Wemba, é um dos nomes mais sonantes da música africana, principalmente Soukos, em geral e conholesa, em particular. Ao longo dos anos, Papa Semba ficou conhecido como o rei da rumba africana.

No seu curriculo já actuou com Stevie Wonder e Peter Gabriel (fez as primeiras partes da Secret World Tour em 1993 e Gabriel produziu três discos seus na sua editora, a Realworld), e o seu álbum de 1995, Emotion, foi produzido por Stephen Hague (Pet Shop Boys, New Order).

Além da música, Wemba é também um dos inspiadores dos movimento Sapeurs, em português os Dandys do Congo.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile