Ngoma, o novo single de Lindu Mona

27 de Junho de 2025
Ngoma Lindu Mona

Partilhar

O músico angolano Lindu Mona lançou, esta sexta-feira, 27 de Junho, o seu mais recente single, "Ngoma", que fará parte do próximo álbum, Muxima. O tema está disponível nas plataformas digitais, acompanhado por um visualizer no YouTube.

"Ngoma" é o segundo de sete singles que antecedem a estreia do álbum completo. Cada faixa será lançada individualmente, com os respectivos visualizers, seguindo uma estratégia de divulgação ao longo dos próximos meses. Segundo o artista, Ngoma é mais do que um simples tambor. O termo, usado em várias culturas africanas, refere-se a um instrumento de forte valor simbólico e cultural, frequentemente utilizado em rituais, celebrações e cerimónias de cura.


O novo álbum, com data de lançamento prevista para 29 de Novembro de 2025, é uma obra centrada nas raízes culturais angolanas e na fusão entre sonoridades ancestrais e ritmos contemporâneos. Muxima significa "coração" em kimbundu e remete, neste contexto, “ao conjunto das emoções e afectos sensíveis”. Com produção assinada pela Zoomusica e DJ N.K, Muxima será composto por sete temas originais e contará com a participação de Ritta Tristany (direcção vocal), Jorge Silva (teclados) e Vítor Carvalho (guitarras).

Lindu Mona é o nome artístico de Firmino Pascoal, músico com uma longa trajectória nacional e internacional. Iniciou a sua carreira em grupos de rock sinfónico como Tantra e Perspectiva, tendo também acompanhado o Duo Ouro Negro, Jorge Fernando e o projecto Umbada, no contexto da chamada "música do mundo".


A partir da década de 1990, Lindu Mona começou a seguir um percurso autoral, explorando e criando músicas originais inspiradas nas sonoridades e ritmos de Angola, um dos maiores centros culturais de África. Fundou a sua própria editora, a Zoomusica, com a qual editou os álbuns Rosa Afra (2002), Bantu (2010) e Kalunga (2023). Como Firmino Pascoal, lançou ainda os discos Milongo de Amor (2017) e Africano em Alfama (2019).



Além das produções de estúdio, o artista já se apresentou em sete concertos no prestigiado Festival Sete Sóis Sete Luas, em Itália, e passou por palcos como o Maré de Agosto (Açores), City of London (Londres), Évora, Lisboa, Feira de S. Mateus (Viseu), Tondela, S. Pedro do Sul, Guarda, Ovar, Caldas da Rainha, Lagos, Vila Real de Santo António, Figueira da Foz, Fundão, entre outros.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile