Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), em Cabo Verde, sob a tutela do Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, vai inaugurar a exposição “DES-OBRA”, do artista guineense Nú Barreto, no próximo dia 12 de setembro, às 18h30, na Galeria Bela Duarte, em Mindelo, São Vicente. Esta data coincide com o centenário de Amílcar Cabral, uma figura central nas lutas de independência de Cabo Verde e Guiné-Bissau.
A exposição, que celebra o legado de Cabral, reflete sobre o seu pensamento e ação revolucionária, que continuam a ser reivindicados por diferentes grupos a nível global. Cabral é recordado como uma figura polifacetada: feminista, humanista, pan-africanista, nacionalista e internacionalista. A sua visão crítica e o seu papel na emancipação africana servem de ponto de partida para uma reflexão mais ampla sobre a preservação da memória coletiva.
https://www.instagram.com/p/C_siTiMqqf5/
Nú Barreto, um artista multidisciplinar conhecido pela sua abordagem política e provocativa, utiliza na sua obra várias técnicas, como fotografia, vídeo, desenho, colagem e instalação. Em "DES-OBRA", Barreto explora o conceito de memória transgeracional e os desafios de preservar uma memória coletiva face à amnésia social. A exposição recorre a estratégias artísticas como a apropriação, repetição e destruição para questionar as narrativas dominantes e propor uma reflexão sobre a identidade e a história.
A mostra apresenta-se como uma instalação que combina o poético com o didático, funcionando como um ensaio visual que procura reavivar a memória histórica e combater o esquecimento.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024