Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Nos últimos sete dias, o assunto mais lido na BANTUMEN foi T-Rex ter conquistado uma dupla platina e um disco de ouro, com “Tinoni” e “Ar”, respetivamente. O anúncio de exibição do filme Jamaika, de José Sarmento Matos, no doc.6 Lisboa, ficou em segundo lugar no top, seguido da nossa última entrevista a Ghoya; o lançamento de duas novas músicas de Carla Prata e a estreia da primeira produção de Babetida Sadjo.
T-Rex tem mais dois galardões para a expor nas paredes lá de casa. O single “Ar” é agora disco de ouro e o single “Tinoni” bisou ao tornar-se disco platina pela segunda vez. O anúncio foi feito no perfil do rapper luso-angolano no Twitter. As duas músicas fazem parte do mesmo projeto, Gota d’Espaço.
À margem do doc.6 do DocLisboa, de 21 a 27 de abril, o Cinema Ideal, em Lisboa, vai acolher dois filmes que propõem uma leitura sobre migrações, fronteiras e as dificuldades inerentes a este processo. Jamaika, filme de estreia do fotógrafo José Sarmento Matos, é uma visão imersiva da realidade deste bairro nos arredores de Lisboa durante o período de confinamento, devido à pandemia Covid-19, onde a segregação e a falta de políticas públicas intensifica as fragilidades desta comunidade.
Tal como indica a sua definição, “o conceito de justiça teve a sua origem no termo latino iustitĭa e refere-se a uma das quatro virtudes cardinais (ou cardeais), aquela que é uma constante e firme vontade de dar aos outros o que lhes é devido. Ou seja a justiça é aquilo que deve fazer de acordo com o direito, a razão e a equidade. Por outro lado, a justiça refere-se ao Poder Judicial e à pena ou ao castigo público. Então desta forma, quando a sociedade ‘pede justiça’ perante um crime, o que faz é pedir ao Estado que garanta que o crime seja julgado e castigado com a pena merecida, de acordo com a lei vigente”. Contudo, será que a justiça é algo linear e aplicado a todos na mesma forma e medida?
Carla Prata tem dois novos produtos para apresentar ao público. “21:42” e “Energy” refletem o seu rumo atual dentro da música e já podem ser ouvidos em todas as plataformas de streaming.
Babetida Sadjo, uma das 100 Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia pela PowerList100 saltou do mundo da representação para estar atrás das câmaras. O seu primeiro filme, que é uma curta metragem e tem o título de Hematoma, estreia-se no Festival de Curtas Metragens de Bruxelas, a decorrer na Bélgica entre dia 20 e 30 de abril.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja