Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Arrancamos esta primeira semana de agosto com o anúncio da open call da Mostra Nacional Jovens Criadores a ser o artigo mais lido na BANTUMEN. Seguiram-se o concerto de homenagem a Sara Tavares, em Lisboa, a esgotar a bilheteira em menos de 12 horas; a internacionalização do filme "Prima Ku Lebsi", de Welket Bungué; o resumo da estreia dos PALOP nos Jogos Olímpicos de Paris; e o novo EP de Djam Neguim.
Estão oficialmente abertas as candidaturas para a edição de 2024 da Mostra Nacional Jovens Criadores (MNJC), uma iniciativa do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) organizada pelo Gerador. Este evento, que se realiza desde 1997, é um dos mais relevantes programas de estímulo à criação artística em Portugal, direcionado a jovens criadores.
O espetáculo de homenagem e celebração da vida e obra de Sara Tavares vai acontecer no dia 19 de novembro, assinalando um ano desde o dia em que a artista Vai decorrer no Coliseu dos Recreios de Lisboa e juntará num só palco e numa só noite muita gente “bunita”.
O filme "Prima ku Lebsi", escrito e realizado por Welket Bungué, acaba de ganhar dimensão internacional, ao estrear-se na VI edição do Quibdó Africa Film Festival, que acontece em setembro na Colômbia e que é um dos festivais emergentes da América Latina de maior engajamento. Depois desse lançamento, o ator e realizador confirma uma festa e projeção do filme em Lisboa, em data ainda por anunciar.
Apesar das provas terem começado antes da Cerimónia de Abertura, que ocorreu a 26 de julho, apenas no sábado, 27 de julho, é que se pode falar do primeiro dia "oficial" de provas dos Jogos Olímpicos Paris 2024. O início da trajetória dos países africanos de língua portuguesa não foi dos melhores, com a estreia de Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Angola marcada por derrotas.
O artista cabo-verdiano Djam Neguin lança esta sexta-feira, 26 de julho, o seu mais recente E.P. musical intitulado Autofagias, disponível em todas as plataformas de streaming. Com seis faixas, o E.P. combina ritmos de afrobeat, afropop e amapiano, com elementos da música tradicional cabo-verdiana e aborda temas políticos e sociais. Autofagias inclui as vozes de personalidades icónicas como a cantadeira cabo-verdiana Nha Balila, o líder independentista Amílcar Cabral e o ativista político norte-americano Martin Luther King.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
© BANTUMEN 2024