Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O artigo que mais atraiu a atenção dos leitores da BANTUMEN na semana 40 de 2025 foi o de Karen Pacheco, “Quem escreve nossas histórias?”, uma reflexão sobre a persistente falta de representatividade negra nas telenovelas brasileiras e os estereótipos que ainda marcam a televisão do país.
Também em destaque esteve a entrevista conduzida por Marisa Rodrigues com Sheila Khan, centrada na pós-memória, colonialidade e cidadania plural.
O ranking seguiu-se com a notícia sobre a distinção de Plutónio com o Globo de Ouro de Melhor Atuação, pelos concertos na MEO Arena, e, a fechar a lista, os lançamentos musicais de “Elavoko”, dos Calema com Anderson Mário, e de “Rota do Sossego”, o novo álbum de CFKappa.
Quem escreve nossas histórias? A luta por representatividade negra nas novelas brasileiras
Neste artigo de opinião, Karen Pacheco defende que, apesar de avanços recentes, ainda não se pode falar em verdadeira representatividade negra nas telenovelas brasileiras e sublinha que a televisão continua a mostrar um Brasil restrito à elite branca e carioca, ignorando a realidade da maioria da população, que é negra. Embora novelas como “Vai na Fé” e os remakes de “Renascer” e “Vale Tudo” tenham ampliado a presença de atores negros, a crítica recai sobre a forma como as narrativas são construídas: frequentemente, personagens negros continuam associados a estereótipos de servidão, criminalidade ou derrota.
Sheila Khan: pós-memória, colonialidade e a urgência de uma cidadania plural
Sheila Khan é uma das vozes mais consistentes na reflexão sobre colonialidade, pós-memória e cidadania no espaço lusófono. Socióloga, investigadora e professora, tem construído ao longo das últimas décadas um percurso que articula a experiência pessoal de pertença a múltiplas diásporas com uma investigação académica que nunca se fecha sobre si própria. A sua intervenção pública, seja no debate científico, cultural ou mediático, tem procurado interrogar as permanências coloniais, pensar as lutas de hoje à luz das do passado e propor caminhos de hospitalidade e equidade.
Plutónio recebe Globo de Ouro de Melhor Atuação pelos concertos na MEO Arena
Plutónio soma agora um Globo de Ouro ao conjunto de feitos que tem acumulado na última década, consolidando-se como uma das maiores figuras da música portuguesa contemporânea. O rapper do Bairro da Cruz Vermelha foi distinguido com o prémio de Melhor Atuação em Música na 29.ª edição da gala organizada pela SIC e pela revista Caras, realizada ontem, 28 de setembro, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
Calema juntam-se ao Anderson Mário no single “Elavoko”
Os Calema reforçam a sua posição no panorama musical com o lançamento de “Elavoko”, em colaboração com o cantor angolano Anderson Mário. Depois de se tornarem os primeiros artistas lusófonos a esgotar o Estádio da Luz, em Lisboa, e de manterem presença constante nas tabelas de streaming e airplay, a dupla são-tomense apresenta um tema que já conquistou o público, acumulando mais de 10 mil criações no TikTok em cerca de duas semanas.
CFKappa lança "Rota do Sossego", um brinde entre música, vinho e experiências
Hoje, 3 de outubro, chegou às plataformas digitais o novo álbum de CFKappa, Rota do Sossego. Um projeto que acompanha o artista há algum tempo e sobre o qual tive oportunidade de conversar com ele há cerca de um mês, numa entrevista onde já se pressentia a dimensão desta obra. Agora, com o disco cá fora, o conceito ganha corpo e confirma-se como algo que vai muito além da música: uma viagem que junta sons, vinho e experiências sensoriais.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja