Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Ainda estamos no rescaldo do que aconteceu em 2019. Festas passadas, saldos quase, quase, terminados, e temos a vossa atenção sem distrações de maior. Queremos falar dos melhores trabalhos de hip hop angolano entre 1 de dezembro de 2018 até 31 de novembro de 2019.
Começamos com um álbum que foi lançado em dezembro de 2018, mas cuja projeção esteve no auge em 2019, Melhor União, da TRX;
Provavelmente, foi o álbum mais esperado da new school, com variações de estilos. “3 da Manhã” e “Vou Bazar”, com DJ Nilson, são alguns dos hits que fazem parte do projeto.
Na nona posição temos Yannick Afroman com Outros Mundos. O álbum foi lançado também no fim de 2018. Foi com a música “Bakongo” que o rapper conquistou o Top dos Mais Queridos, sendo assim, o primeiro artista de rap a levar o prémio mais importante da música angolana para casa.
Na oitava posição temos Kid Mc – com o álbum Décimo Quinto Ano. O single “Rap de Raiz” faz parte desse CD. Os que gostam de Boom Bap ou rap de dois tempos para abanar a abanar a cabeça com foco na mensagem conseguem se rever neste trabalho do Kid Mc.
OKWAMI com ¨6.7.19¨ chega-nos, por mero acaso, em sétimo lugar. Com sete músicas, o trabalho trouxe o que muitos álbuns com mais músicas não trouxeram. Maturidade na escrita, certeza na escolha dos instrumentais, reflexo da idade e tempo de estrada dos seus integrantes. Ressaltamos a o desabafo de Keita na música “ É Lei”.
ABBRA, no sexto lugar, é o ultimo álbum de Cage One, que se considera o Angolan Best Rapper Alive. É uma das maiores surpresas que tivemos em 2019. O flow de Cage One é invejável, verdadeiramente de um nível absurdo.
Young Double aparece-nos na quinta posição com Pra Sempre (EP). Foi praticamente a continuação do que fez em Conquistador (2017), conquistando os nossos corações com boas músicas, lembrando que continua a ser “filho” de Big Nelo, então, tal pai, tal filho.
Mobbers com Sob Pressão classificam-se nesta lista em quarto lugar. Este álbum só não fica no top 3 por causa das faixas, “Ke Balar Né”, “Corpo Dela” e “Atração ou Amor”, mas sem dúvida é um dos melhores álbuns do ano e lógico que merece fazer parte do top 10.
O terceiro lugar é de Christmas Pack2** de Laton e DH, que traz de volta o Laton da garagem, o lírico com versos políticos extremamente ricos, tiradas cómicas e referências inteligentes. Um artista que não cansa de surpreender, crescimento artístico ao lado de um dos melhores produtores de Angola, DH, que cria uma expetativa enorme a cada lançamento. Como o próprio rapper diz, Laton continua a ser um pilar do hip hop, “um dos soldados civis, aquele que ainda manda no teu block”.
Ora o segundo lugar deste ranking pertence a Naice Zulu e BC com É Confidencial. Foi o álbum surpresa, e a grande grande surpresa é entrar no top 2. Foi o cd que parou o país, principalmente os internautas, fazendo acordar os grandes fazedores de rap angolano pela ousadia da escrita que trouxe de volta a dupla que se encontrava há um bom tempo parada.
E o grande primeiro lugar vai para… Prodigio com Castelos. Sem dúvida nenhuma é o melhor álbum de 2019. Diferente do É Confidencial que parou a Internet, Castelos teve pouco impacto no mundo dos internautas mas a forma como Prodígio meteu o corpo e a alma no álbum, poucos rappers conseguem fazer. O Castelo bem construído da primeira música até à última, em termos de letras e beats, os nossos ouvidos estão bem servidos, é um produto para sentar com seis birras e apreciar bem nas calmas, sem nenhuma sensação de arrependimento.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja