PUBLICIDADE

BantuLoja

Pedro Lopes, António Depina e Hinelder Ferreira entre os afrodescendentes mais influentes do mundo

26 de Setembro de 2024
Pedro Lopes, António Depina Hinelder Ferreira mipad

Partilhar

Já foi revelada a lista Most Influential People of African Descent (MIPAD) de 2024, que destaca anualmente as figuras afrodescendentes mais influentes a nível global, nas mais diversas áreas. Com origens dos PALOP, entre os nomeados estão os cabo-verdianos Pedro Lopes e António Depina e o guineense Hinelder Ferreira.


A lista tem como objetivo aumentar a visibilidade das contribuições significativas de indivíduos afrodescendentes em várias áreas, e a edição deste ano coloca um foco especial em inovadores que estão a moldar o futuro.


Pedro Lopes, Secretário de Estado da Economia Digital de Cabo Verde, é um dos homenageados na categoria de "Futuristas". A distinção reflete o seu papel proeminente na transformação digital do continente africano e o impacto do seu trabalho em iniciativas como a Cabo Verde Digital. Pedro Lopes já havia sido reconhecido pelo MIPAD em 2018 na categoria de "Política e Governança", tornando-se agora um dos poucos a serem distinguidos duas vezes pela organização. Nesta categoria, focada na inovação e futurismo, Lopes é o único representante dos países de língua oficial portuguesa.


António Depina, libero-cabo-verdiano, foi distinguido na lista de líderes com menos de 40 anos, fundador da plataforma AfricaNXT, que cria espaço, tanto online quanto offline, para celebrar a engenhosidade africana e capacitar os criativos, empreendedores, organizadores e indivíduos notáveis ​​que movem África para o futuro. Ainda na mesma categoria, da Guiné-Bissau, foi homenageado Hinelder Ferreira, diretor da CMMA-CGM, na Nigéria, uma empresa francesa de exportação.


https://www.instagram.com/p/C-phVIdIryN/?locale=fr_CA&hl=ar&img_index=1


Os homenageados deste ano incluem também personalidades de renome global, como Gavin Lewis, Diretor Executivo da BlackRock, Ralph Mupita, Presidente do Grupo MTN, Anna Makanju, Vice-Presidente da OpenAI, e Bosun Tijani, Ministro da Economia Digital da Nigéria.


O evento de apresentação de todos os homenageados acontece nesta sexta-feira, 27 de setembro, em Nova Iorque (EUA), onde Pedro Lopes será orador num painel sobre Inteligência Artificial, intitulado “Reduzindo a Divisão Digital em Comunidades Sub-representadas”.


https://www.instagram.com/p/CPk1p2dJ3PG/?locale=fr_CA&hl=ar


O evento, que terá lugar na sede da Microsoft em Times Square e contará com a presença de especialistas de topo, como Fatima Tambajang, da NVIDIA, Ade Famoti, da Microsoft, e Paulo Rogério, fundador do Festival Afrofuturismo. O painel será moderado por Jonathan Olufewobi, CEO da MIPAD.


A MIPAD é uma iniciativa global que trabalha em parceria com as Nações Unidas, cuja missão é destacar a excelência e resiliência de afrodescendentes, especialmente no contexto da Década Internacional dos Afrodescendentes (2015-2024), proclamada pela ONU. A edição de 2024 sublinha a importância da inovação como força motriz para o desenvolvimento humano e social, com ênfase no papel crucial dos futuristas e criativos africanos na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile