Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Por
Partilhar
X
Pois é. Agora já podemos levar a questão da poluição a sério? Segundo um estudo feito pela cientista ambiental e especialista em epidemiologia Shanna Swan, a poluição pode afetar o tamanho do pénis, fertilidade e libido, e pode inclusive motivar a nossa extinção.
Swan é a autora do livro Contagem Regressiva, que explica a ligação entre os hábitos modernos e a diminuição de esperma, o que, além de desencadear o encolhimento dos testículos e, por tabela, do pénis, a longo prazo poderá afetar o futuro da espécie humana.
“Produtos químicos no nosso ambiente e práticas de estilo de vida pouco saudáveis estão a perturbar o nosso equilíbrio hormonal”, diz Shanna no livro. Segundo ela, os homens modernos possuem metade da quantidade de esperma que possuíam os seus avôs.
A cientista iniciou a sua pesquisa examinando a síndrome do ftalato, observada em ratos. Descobriu-se que, quando os fetos eram expostos à substância química, provavelmente nasceriam com órgãos genitais encolhidos. Swan descobriu que bebés humanos do sexo masculino que foram expostos aos ftalatos no útero tinham uma distância anogenital mais curta – algo que se correlacionou com o volume do pénis.
O ftalato, que torna o plástico mais flexível, está a ser transmitido via brinquedos e alimentos, o que posteriormente prejudica o desenvolvimento humano.
E não foi apenas o sexo masculino o alvo dos estudos de Shanna Swan. De acordo com a autora do Count Down, em inglês, devido à enorme exposição a produtos químicos, as mulheres de uma média de 20 e poucos anos são hoje menos férteis do que as suas avós eram aos 35 anos.
Outra consequência da poluição na saúde reprodutora é a diminuição da libido. A especialista explora como os compostos industriais podem afetar o desejo sexual. “Encontrámos uma relação entre os níveis de ftalato nas mulheres e sua satisfação sexual”. Pesquisadores na China encontraram em algumas mulheres níveis elevados de bisfenol (composto utilizado para fabricar plásticos) no sangue, tornando-se mais propensas a ter problemas sexuais, incluindo também a diminuição do desejo sexual.
Um dos factos mais avassaladores é, se o panorama não mudar, “em 2045 podemos ter uma contagem média de espermatozoides de zero”, especulou Swan.
“Dos cinco critérios possíveis para o que torna uma espécie ameaçada, apenas um precisa ser atendido; o estado atual das coisas para os humanos atende a pelo menos três”, completou a pesquisadora.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Podes sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN através do email redacao@bantumen.com.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja