Mina Andala, Cleo Diára, Cirila Bossuet, Hoji Fortuna e Matamba Joaquim entre os nomeados dos CinEuphoria 2026

5 de Janeiro de 2026
cineuphoria 2026 nomeados
Cirila Bossuet | DR

Partilhar

A divulgação dos nomeados para a 17.ª edição dos Prémios CinEuphoria volta a traçar um retrato amplo e exigente do cinema exibido em Portugal ao longo do último ano, através da indicação de produções nacionais e internacionais que circularam por salas, festivais, televisão e plataformas. A lista agora revelada confirma uma edição marcada pela diversidade de propostas, pela coexistência de autores consagrados e novas vozes, e por um olhar atento sobre diferentes geografias e linguagens cinematográficas.



Na Competição Internacional, a categoria de Melhor Filme reúne títulos de forte presença crítica e percursos distintos. Entre os nomeados encontram-se O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho; Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; e The Brutalist, de Brady Corbet, a par de obras como Die My Love, de Lynne Ramsay; Hamnet, de Chloé Zhao, e L'Histoire de Souleymane, de Boris Lojkine. A competição integra ainda On Falling, de Laura Carreira; One Battle After Another, de Paul Thomas Anderson; Pigen Med Nalen, de Magnus von Horn; September 5, de Tim Fehlbaum; Vermiglio, de Maura Delpero, e Yek Tasadof-e Sadeh, de Jafar Panahi, todos eles com nomeações acumuladas noutras categorias.



Na Competição Nacional, o prémio de Melhor Filme concentra algumas das obras portuguesas mais relevantes do ano. Estão nomeados Banzo, de Margarida Cardoso; Os Caçadores, de David Pinheiro Vicente; Casa-Abrigo, de Márcio Laranjeira; Hanami, de Denise Fernandes, e A Memória do Cheiro das Coisas, de António Ferreira. A estes juntam-se On Falling, de Laura Carreira — presente simultaneamente nas competições nacional e internacional —, Pai Nosso - Os Últimos Dias de Salazar, de José Filipe Costa; Portugueses, de Vicente Alves do Ó; O Riso e a Faca, de Pedro Pinho; A Savana e a Montanha, de Paulo Carneiro; Sob a Chama da Candeia, de André Gil Mata, e A Vida Luminosa, de João Rosas.



No campo das interpretações, entre as nomeações já divulgadas surge Cirila Bossuet para Melhor Atriz em Curta-Metragem por Ecstasy, categoria cujo vencedor será escolhido pelo público, tal como acontece com o prémio de Melhor Elenco. Mina Andala está nomeada para Melhor Atriz por A Memória do Cheiro das Coisas, enquanto Hoji Fortuna e Matamba Joaquim concorrem a Melhor Ator Secundário por Banzo, filme que integra também a nomeação para Melhor Elenco. Na categoria de Melhor Atriz Secundária surgem Sanaya Andrade e Daílma Mendes por Hanami, Cleo Diára por O Riso e a Faca e Ana Sofia Martins pelas suas participações em Casa-Abrigo e Portugueses.



Criados em 2010 a partir de uma comunidade de críticos e cinéfilos ligados ao portal CinEuphoria, os Prémios CinEuphoria distinguem-se no panorama nacional pelo seu modelo de avaliação contínua, baseado no acompanhamento dos filmes ao longo do ano e numa lógica cumulativa de pontuação. Sem cerimónia formal, os prémios refletem diretamente as classificações atribuídas pelos colaboradores. Os vencedores da 17.ª edição serão anunciados a 13 de janeiro, antecedidos pela votação dos Prémios do Público, que decorre no dia 12.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile