Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Até dia 25 de setembro, o Cinemax, em Angola, recebe o circuito de exibição da série "O Processo", uma produção da Fundação Giani Gaspar Martins (GGMF) em parceria com a produtora Avante, que se propõe transportar o público para os bastidores da resistência angolana ao colonialismo português. O lançamento oficial aconteceu em Benguela, com a presença do elenco, da equipa técnica e de convidados especiais.
Com seis episódios, a série revisita os acontecimentos que culminaram no célebre “Processo dos 50”, considerado o primeiro grande julgamento político da história angolana. Em Raízes, episódio inaugural, o enredo mergulha na Angola da década de 1940, apresentando o surgimento de um grupo de intelectuais negros, mestiços e brancos unidos pela literatura e pelo desejo de desafiar o regime colonial.
A narrativa ganha força em “Resistência”, quando patriotas organizados em células secretas, como o Bota Fogo, Espalha Brasa e o Exército de Libertação de Angola (ELA), disseminam o fervor nacionalista sob a cobertura de clubes desportivos. Já em Fronteiras, destaca-se a articulação de líderes do ELA com a igreja Metodista para enviar ao exterior cartas e documentos que revelavam a situação política de Angola, mobilizando apoio internacional.
Em "Repressão", a série revela as infiltrações da PIDE nos grupos de patriotas, minando a confiança e alimentando um clima de desconfiança. O episódio seguinte, O Julgamento, acompanha o início do histórico “Processo dos 50”, que dividiu os réus em três listas e se tornou um marco na luta de libertação. O desfecho, em O Legado, destaca como a resistência e a prisão dos líderes fortaleceram a determinação do povo angolano, culminando na independência e deixando um impacto duradouro na história do país.
Os bilhetes para cada sessão têm o custo de 1.250,00 kz e podem ser adquiridos na bilheteira do Cinemax ou pelos canais oficiais do cinema. Além de assistir a todos os episódios, o público poderá participar num sorteio especial, bastando responder a cinco questões de um questionário de 50 perguntas disponível nas páginas de Facebook da GGMF e da Avante (Tchill TV).
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja