Sexo, drogas e música activam as mesmas substâncias cerebrais

8 de Fevereiro de 2017

Partilhar

Um estudo publicado pela revista Nature, concluiu que os estímulos que recebemos de ouvir música, fazer sexo, consumir drogas ou de fazermos uma alimentação são controlados pelas mesma substâncias químicas presentes no nosso cérebro. Os cientistas presentes, destacaram a elevada importância do estudo da neuroquímica, no que toca a actividades do quotidiano, que concedem ao ser humano algum sentimento prazeroso.

“Esta é a primeira prova de que os opióides do cérebro estão diretamente ligados ao prazer musical”, afirmou Daniel Levitin, da universidade canadiana McGill, de Montreal, à agência Efe.

Aos 17 participantes, neste estudo, foi dado, um medicamento chamado, naltrexona que serviu para bloquear os opióides do cérebro e rapidamente verificou-se que todos os participantes deixaram de sentir qualquer sensação de prazer que costumam ter com a sua música favorita.

“As impressões que partilharam connosco depois da experiência foram fascinantes. Esta é a primeira prova de que os opióides do cérebro estão diretamente ligados ao prazer musical”, disse Levitin, afirmando ainda estas descobertas são importantes, no processo evolutivo do ser humano, e em como a música pode afectar o estado emocional de uma pessoa.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile