Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Cabo Verde foi o primeiro país africano lusófono a ter os serviços do Spotify, que expandiu a sua área de atuação a mais de 80 novos mercados há exatamente um ano. No balanço desses dozes meses, já conseguimos analisar os comportamentos de consumo dos ouvintes no arquipélago.
Nas estatísticas transmitidas à BANTUMEN pelo Spotify, Djodje tem um largo avanço sobre os restantes artistas mais ouvidos, classificando-se em segundo lugar na tabela global, logo a seguir a Drake, e na lista nacional Dynamo é o artista local mais ouvido.
“Suleban”, com Djodje, Dynamo e William Araujo, é a música mais tocada no país da morabeza.
Quanto à música feita por mulheres, só a lista dos artistas mais ouvidos fora de Cabo Verde é que regista dois dos nomes mais importantes da música crioula contemporânea: Cesária Évora e Mayra Andrade, no primeiro e segundo lugar respetivamente.
A entrada do Spotify no arquipélago em 2021 revelou-se numa mais valia para os artistas, por ganharem uma ferramenta de divulgação do seu trabalho à escala planetária. A Sociedade Cabo-verdiana de Música, cujo Vice-presidente Joaquim Andrade, disse também na altura que este era um lançamento “importante, vantajoso e um bom sinal para o mercado lusófono”.
Um ano depois, os dados são positivos com um aumento considerável de amantes e ouvintes da música feita por cabo-verdianos, na diáspora e internacionalmente, com mais de 32 mil playlists criadas pelos utilizadores das ilhas de Barlavento e Sotavento.
De realçar também que, os géneros locais mais ouvidos são a Kizomba, Morna e Rap Crioulo. Fora do país, França, Portugal e Estados Unidos da América, são os países que mais ouvem a música de Cabo-Verde.
Abaixo podes ver a lista completa:
Músicas mais ouvidas:
Artistas mais ouvidos, em Cabo-Verde:
Músicas locais mais tocadas:
Artistas locais mais ouvidos:
Artistas cabo-verdianos mais ouvidos, fora do país:
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja