Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Os membros da câmara legislativa de Ruanda aprovam no mês de abril de 2017, o suaíli como a língua oficial do país, abandonando completamente o francês e deixando o inglês de lado.
No mesmo ano, ficou acordado que o idioma fosse apenas utilizado para fins administrativos, desde a sua aprovação, o que foi outrora considerado como dialecto, aparece agora como lingua oficial em alguns documentos oficiais.
Rwanda lawmakers approve Swahili as the official Language of the country, dropping french completely
— African Leadership (@AfricanLM) 15 de abril de 2017
Read on: https://t.co/sm3ZBMm2zD pic.twitter.com/ZMJJ3rqWcR
De acordo com os legisladores, esta atitude mostra coragem e patriotismo por parte de todos os envolvidos. “Ruanda quer dar o exemplo para o resto dos países africanos. Está na hora de deixarmos para trás o ‘legado’ colonial e voltarmos às nossas raízes. Afinal, não há nenhum europeu com um nome africano ou língua africana como língua oficial.”
Concluiram ainda que “a União Africana deve erguer-se e libertar o africano do imperialismo ocidental”.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja