"Vândalos", curta-metragem de Melchior Ferreira e Bill Boy, estreia em Maputo

13 de Maio de 2025
vandalos estreia moçambique
📸 Filme Vândalos | DR

Partilhar

A curta-metragem Vândalos, realizada por Melchior Ferreira e Bill Boy, estreia esta terça-feira, 13 de maio, às 19h00, no auditório do Centro Cultural Franco-Moçambicano, em Maputo. O documentário dá voz à juventude urbana moçambicana e propõe-se a desconstruir estigmas através de uma narrativa intimista.

Com 15 minutos de duração, o filme acompanha a história de Lembranço, um jovem vendedor ambulante, ou chips boy, que enfrenta o quotidiano marcado por exclusão e preconceito. Encarado pela sociedade como um molwene, expressão popular que remete a alguém sem futuro, Lembranço é apresentado como símbolo de uma juventude resiliente e criativa, que sobrevive à margem, mas que persiste em sonhar.


Vândalos é sobre os nossos jovens, os nossos sonhos e as nossas dores. É um espelho do presente, mas também uma janela para um futuro possível”, afirma Melchior Ferreira, que assina a autoria da obra. O realizador destaca ainda o desejo de retratar “uma história real, visceral, sobre quem somos e quem tantas vezes é deixado para trás”.


Produzido de forma independente pelas produtoras Codeclife e Panic Station, com o apoio da Create Moçambique, o filme parte da colaboração entre dois nomes em ascensão no audiovisual moçambicano. Tanto Ferreira como Bill Boy têm vindo a afirmar-se como vozes relevantes na construção de novas linguagens e estéticas no país.


Antes da estreia oficial, Vândalos foi já seleccionado para cinco festivais de cinema internacionais e arrecadou o prémio de Melhor Curta-Metragem no Cinalfama Film Observatory, em Portugal.


Além da exibição em Maputo, a equipa prevê levar o filme a outros festivais, realizar projeções comunitárias com debates, e estabelecer parcerias com plataformas de streaming e instituições culturais. O objetivo é alargar o alcance da obra e fomentar o diálogo sobre exclusão social, juventude e futuro nas cidades africanas.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile