Procurar
Close this search box.

O Bairro da Luz e o seu tradicional festival de Rock

Bairro da Luz
Foto/Reprod Google

O Bairro da Luz é um bairro antigo e pitoresco no centro do Lobito, sul de Angola, com ruas largas, casas seculares, pequeno comércio tradicional, restaurantes e locais de vida nocturna e, além disso tudo, o Bairro da Luz é o berço do rock em Angola. Pois foi onde renasceram os festivais de rock de fim de ano, realizados em nove edições consecutivamente, realizados pela banda Os Afogados (Joaquim Araújo, Bito, Justino Candele).

O Bairro da Luz tem sido palco de um dos maiores festivais de rock daquelas bandas, que carrega o nome do bairro, e que acontece entre os dias 10 e 14 de julho.

O festival anual tem merecido destaque, pois é das principais atracções que aquele bairro velho na grande cidade de Benguela tem acolhido. Pelo palco passam nomes como a banda Fios Eléctricos, Beside o músico Agostinho Sanjambela, Znackloh Hobyrge e os Black Soul.

Fundado pelo rocker e activista Edson Renato, o evento conta com o apoio do Movimento de Apoio e Divulgação do Rock em Angola.

“O Festival de Rock – Bairro da Luz é um projeto com intuito de unir as expressões artísticas que revelam a cultura angolana, desde a música, dança, desenho, teatro, artes plásticas e fazer chegar à sociedade lobitanga o melhor que a cultura pode oferecer”, explica a organização.

Outro objectivo é abrir um novo espaço para divulgação cultural. Através do festival, músicos locais têm a oportunidade de apresentar e divulgar seus trabalhos, durante os shows e as coberturas da imprensa, e nesta 5ª edição, o evento contará com cobertura televisiva (TPA e TV Zimbo).

Os festivais de rock a nível nacional renasceram no Bairro da Luz-Lobito, pois antes apenas existiam concertos de bar, e o único festival em Angola aconteceu em 1967 em Luanda.

 

HISTÓRIA DO FESTIVAL

A cidade do Lobito depois de décadas de letargia por causa da guerra civil, Lobito, um dos 10 municípios da província de Benguela, recebeu, durante os 17 anos de paz, um volume destacável de investimentos em infra-estruturas e este volume de investimentos também fizeram-se sentir a nível recreativo ou cultural, o que tornou mais sólidos os pilares para o progresso.

A primeira edição do festival de rock no Bairro da Luz foi denominado “Rockers solidários”, cujo o objectivo foi a angariação de donativos para o centro infantil, Okutiuka da província do Huambo.

Já a segunda edição foi denominado “Rock É Vida”, palavras de Irina Vasconcelos, aonde foi possível mostrar que realmente existe vida no mundo rocker.

O Festival de Rock no Bairro da Luz, está de volta para a sua 5ª edição no dia 10 de Julho de 2019.

As boas lembranças virão dos momentos que passaremos juntos, pulando , vendo o show no ombro do amigo, fazendo moche e  com os amigos e desconhecidos, descobrindo novos artistas, fritando até o final na pista livre de rock e fazendo novas amizades.
O festival reúne, em meio à natureza, juventude, modernidade, sustentabilidade, liberdade, estilo, diversão, gastronomia e claro, MUITA música em dois (2) dias que prometem ser inesquecíveis!

Siga o Evento no Facebook

 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES