Já alguma vez ouviste ou leste algo de um tal “Bas”? Se não, aqui tens a oportunidade certa. Abaixo vais conhecer um pouco do trabalho deste artista assim como o seu percurso.

Filho de pais Sudaneses, Abbas Hamad mais conhecido como “Bas” nasceu em Paris, França, nos finais dos anos 1980, quando o rap se destacava nos Estados Unidos e também um pouco à volta do mundo.

Aos oito anos, mudou-se juntamente com a sua família para Nova Iorque, EUA, onde passou a ter mais contato com a música e o rap feito nas periferias. Anos mais tarde, precisamente em 2011, Bas deu início ao seu percurso musical com a sua primeira mixtape Quarter Water Raised Vol. 1. Dois anos depois, a sua segunda mixtape, Quarter Water Raised Vol. 2 foi lançada e contava com produções de Calvin Harris e J.Cole.

Pela sua singularidade e forma de fazer rap, Bas assinou contrato com a produtora de J.Cole, “Dreamville”, e com a Interscope Records, em 2014, altura em que lançou o seu primeiro álbum “Last Winter”. Antes do lançamento do seu segundo álbum, em 2015, Bas apoiou J. Cole em “Forest Hills Drive Tour 2014” ao lado de Omen, Cozz, Jeremih, YG e Big Sean.

Em 2016 lança o seu segundo álbum intitulado, Too High to Riot, após participações em albuns de J.Cole (Born Sinner) e de DJ Khaled (Suffering from Success). Bas ainda fez uma tour pelos Estados Unidos da América, em apenas dez cidades, com o seu primeiro álbum de estúdio e mais tarde juntou-se ao rapper Ab-Soul, membro do grupo TDE, para mais uma tour que ja abrangia 24 cidades dentro e fora dos EUA.

O seu segundo álbum teve uma recepção muito calorosa por parte dos norte-americanos. Na primeira semana de lançamento vendeu mais de dez mil cópias, o que levou Bas a lançar um videoclipe para cada faixa e teve direito a uma tour em junho de 2016, com Cozz e EarthGang. Incluiu 26 cidades na América do Norte e dez cidades na Europa.

O álbum e a tour tiveram um sucesso tão grande que no ano seguinte foi feito um  documentário acerca disso. Foi primeiro publicado pela Tidal de Jay-Z e só mais tarde no canal de YouTube da Dreamville.

O ano de 2018 começou bem para Bas, que em Abril lançou o seu primeiro single, “Pinball II”, com a participação de Correy C, que antevia o terceiro álbum do artista. Sem pedir licença, “Boca Raton” foi lançado juntamente com ASAP Ferg, fazendo assim o segundo single do álbum, Milky Way, com a previsão de lançamento para dia 24 de agosto.

A dias do lançamento do seu álbum, Bas e J.Cole juntaram-se para mostrar a todos que fazem parte da mesma tribo. “Tribe” é o novo single de Bas que contou com a participação de Cole, direção de Andrew Nisinson for The Fiends, produzido por  Gerrardo Lopez for Baby Panther and The Fiends e a com a equipa de produção de Baby Panther and The Fiends.

Ouve e vê abaixo a nova tribo criada pela Dreamville: