De acordo com o ranking de bilionários mundiais da Forbes em 2018, o magnata nigeriano de negócios Aliko Dangote, com um património líquido de 14,1 mil milhões de USD, é o líder da lista.

No segundo lugar, está o compatriota de Dangote, Mike Adenuga, líder no setor das telecomunicações no seu país e com uma fortuna avaliada em 5,3 mil milhões de USD. O sul-africano Patrice Motsepe, com 2,9 mil milhões de USD, aparece na terceira posição da classificação, seguido da rainha da televisão norte-americana, Oprah Winfrey, com 2,8 mil milhões de USD. A lista prossegue com o sul-Africano Byaruhanga Kimberly, 2,8 mil milhões USD, O nigeriano Folorunsho Alakija, 2,5 mil milhões USD, Mo Ibrahim, bilionário britânico de origem sudanesa, 1,2 mil milhões de USD.

De todos os bilionários mencionados, identificados pela Forbes, apenas Oprah Winfrey se classificou para a lista da Forbes de 2009 dos 20 bilionários mais poderosos do mundo, uma lista que levou em conta não apenas a riqueza, mas também o domínio do mercado. Winfrey foi considerada particularmente poderosa por causa de sua influência nas escolhas do consumidor americano e o seu papel central na eleição de Barack Obama.