Começa esta quinta-feira, 11, a 51ª edição da ModaLisboa, a decorrer na Estufa Fria da cidade. As propostas de coleções Primavera/Verão 2019 de cinco jovens designers portugueses vão dar início ao evento, bem como um debate, sobre moda. Ambas as atividades estão abertas ao público em geral.

António Castro, Cristina Real, Filipe Augusto, João Oliveira e Filipe Augusto irão apresentar as suas coleções entre as 16:00 e as 18:00 no âmbito da plataforma Workstation, que começou por ser apenas para fotógrafos, na última edição estendeu-se a ilustradores e passa agora a integrar também designers de moda.

Dos cinco jovens, dois já se sagraram vencedores do concurso Sangue Novo da ModaLisboa, destinado a jovens finalistas de cursos de Design de Moda ou que estejam a iniciar a sua marca – João Oliveira na 48.ª edição e Filipe Augusto na 50.ª edição – e outros dois foram finalistas naquela competição – Cristina Real e Tiago Loureiro.

Dos cinco, apenas um vive fora de Portugal. António Castro está atualmente em Paris, onde trabalha para a Maison Margiela, no departamento têxtil da coleção Artisanal.

As coleções que António Castro, Cristina Real, Filipe Augusto, João Oliveira e Filipe Augusto vão apresentar hoje, estarão à venda entre sexta-feira e domingo no “Wonder Room”, uma ‘pop-up store’ (loja temporária), no qual participam 24 marcas e ‘designers’ nacionais, montada junto ao Pavilhão Carlos Lopes e aberta ao público.

Para hoje, também na Estufa Fria, está ainda marcado o debate “Fast Talks: Street X Fashion”, “refletindo sobre a influência do ‘streetwear’ no design de moda”.

Na conversa, marcada para as 18:00 e moderada por Joana Barrios, participam o diretor criativo do Estúdio Edelkoort, Gert Van de Keuken, os representantes da FILA Europa Raimo Diehl e Anton Zamiatine, o fotógrafo de ‘streetstyle’ Adam Katz Sinding, o diretor criativo da Partners e fundador do grupo Sneakers Love Portugal, Pedro Lima, e a assessora de comunicação do Museu Coleção Berardo. A moderar estará a criativa Joana Barrios.

A 51.ª edição da ModaLisboa marca o início de um novo ciclo na moda em Portugal, com as associações de Lisboa e do Porto a colaborarem, no âmbito de um protocolo assinado recentemente.

No dia 11 de setembro, a Associação ModaLisboa, que organiza a ModaLisboa, e a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), responsável pelo Portugal Fashion, assinaram um protocolo de colaboração que prevê uma nova semana da moda portuguesa. A versão ‘beta’ desta semana de moda, uma espécie de estágio, começa hoje, e prossegue com a 43.ª do Portugal Fashion, de 18 a 20 de outubro.

A 51.ª edição da ModaLisboa decorre até domingo, no Pavilhão Carlos Lopes e zonas circundantes, no Parque Eduardo VII.