Procurar
Close this search box.

Cowboys negros, sim existem

Apesar de fazerem parte de uma cultura enraizada nos Estados Unidos da América, os cowboys fazem parte do imaginário de qualquer rapaz à volta do mundo. Pistola em punho, botas com esporas, calças country e os famosos casacos de couro com franjas, tal qual um Clint Eastwood saído de Rawhide, compõem o cenário do imaginário de qualquer criança ou adulto, mas e se em vez do habitual cowboy branco este fosse negro? Estranho? Nem por isso.

Bill Pickett Invitational Rodeo (BPIR) é um evento que percorre várias cidades norte-americanas e que celebra vaqueiros e vaqueiras negros, que fazem parte de uma sub-cultura bastante presente no Oeste do país. Criado em honra de Bill Pickett (1870 – 1932), um famoso cowboy negrodo Wild West Show (performances teatrais itinerantes de vaqueiros ao ar livre) e que está inscrito no Hall of Fame ProRodeo, o equivalente ao passeio da fama de Hollywood.

O BPIR também serve como um evento cultural e uma oportunidade para as famílias aproveitarem e abraçarem a cultura cowboy, enquanto são educadas e entretidas com reconstituições, destaques da história e aventuras.

Danielle Ruggs esteve presente em várias passagens do BPIR pela Califórnia, e captou toda a essência desta cultura trajada de presença negra, muito ao contrário do que se poderia pensar, com o objetivo de documentar a beleza da tradição e dos cowboys negros e da sua comunidade.

“É difícil imaginar um símbolo mais poderoso de autoconfiança, força e determinação do que o cowboy. O nosso fascínio pela cultura cowboy deve reconhecer que essas qualidades de força e resiliência foram forjadas por homens e mulheres negros tanto quanto por qualquer outro grupo.” Explica-nos a autora das fotografias, sublinhando que esta sub-cultura deve ser mainstream.

cowboy

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES