Procurar
Close this search box.

Beber ou não leite antes de ir dormir ? Eis a questão

Foto: Shutterstock - Leite

Praticamente a quase todos nós, enquanto crianças, foi incutida a ideia de beber leite antes de dormir faz bem, torna o sono mais leve e faz crescer. No entanto, muitos dizem também que faz mal, devido às quantidades de hormonas e outros constituintes, mas ao que parece é apenas um mito, segundo um novo estudo publicado no periódico científico Archives of Disease in Childhood.
O leite tem muitos nutrientes, o mais importante deles, o cálcio, vital para a saúde e crescimento dos ossos. “É necessário dar leite às crianças”, afirmam os investigadores. O médico Ian Balfour-Lynn, clínico no Hospital de Royal Brompton, em Londres, Reino Unido, disse: “Há muito que a maioria dos pais crê erradamente que beber leite aumenta a produção de catarro nos pulmões, e como tal param ou evitam dar leite aos filhos”.
“Tal acontece sobretudo em pacientes com condições associadas ao excesso de muco, tais como a fibrose cística ou a disquinesia ciliar, e que inclui também crianças que sofrem de asma e de pieira. De facto, muitos acreditam que a ingestão de leite deve ser evitada por pessoas que padeçam de qualquer problema respiratório e até de gripe”.
Ian Balfour-Lynn acrescentou ainda que o mito de que o leite está associado a uma maior produção de muco enquanto que a canja ajuda a expulsá-lo, terá começado em 1204, a partir de um ensaio sobre a asma, escrito pelo líder espiritual e físico real judaico Moses Maimónides.
E ainda, Benjamin McLain Spock, médico e escritor, lançou em 1946 “Meu Filho, Meu Tesouro”, um livro que ajudou a manter esse mito vivo, tendo em conta que vendeu mais de 50 milhões de cópias em todo o mundo. Nos anos seguintes, foram surgindo novos estudos e pesquisas que desmentiam essa ideia.
“Apesar da textura de certos tipos de leite fazer com que algumas pessoas sintam o seu muco e saliva mais espessos e difíceis de engolir, não existem quaisquer provas que o leite provoca a secreção excessiva de catarro”, concluiu o médico Ian Balfour-Lynn.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para [email protected].

Recomendações

Procurar
Close this search box.

OUTROS

Um espaço plural, onde experimentamos o  potencial da angolanidade.

Toda a actualidade sobre Comunicação, Publicidade, Empreendedorismo e o Impacto das marcas da Lusofonia.

MAIS POPULARES