Acácia Maior atuam, pela primeira vez, no emblemático Festival São João, em Roterdão

June 17, 2025
acacia maior roterdao
📸 Henrique Silva e Luis Firmino fotografados por Nuno Boaventura Miranda

Partilhar

No dia 21 de Junho, o grupo Acácia Maior fará a sua estreia internacional no Festival São João em Roterdão, um evento que carrega um grande significado para a comunidade cabo-verdiana na diáspora. Será a primeira vez que a banda sobe a um palco fora de Portugal, sendo um passo importante na consolidação da sua carreira.

O evento é conhecido como festas da romaria cabo-verdiana em honra de São João Baptista, que ocorre no sábado anterior ou posterior ao dia 24 de junho. A edição deste ano será ainda mais especial, pois será promovida em paralelo com uma exposição sobre os 75 anos de imigração da comunidade cabo-verdiana na cidade de Roterdão, reforçando o valor histórico e cultural desta comunidade na cidade. Foi nela que nasceram marcos importantes na história da música lusófona, graças a Morabeza Records, que gravou nomes como Luís Morais, Djosinha, Bonga, entre outros.

Acácia Maior, coletivo liderado por Henrique Silva e Luís Firmino é um grupo musical, onde a criação e a tradição se encontram. O seu primeiro álbum, “Cimbron Celeste”, foi nomeado um dos melhores álbuns de 2023 em Portugal, reunindo colaborações com vários músicos, incluindo Paulino Vieira. Uma das faixas do álbum, “Manga d’Terra”, inspirou Basil da Cunha a realizar um filme com o mesmo nome. A produção, que já tinha sido premiada no Festival de Locarno (2024) na categoria de melhor banda sonora original, foi recentemente distinguida como Melhor Canção Original nos Prémio Sophia 2025.

A atuação do grupo sestá integrada na programação cultural do festival, que inclui a tradicional procissão religiosa, danças tradicionais como a Kola San Jon, atividades culturais e no final da tarde a programação no palco, voltada principalmente para a geração mais jovem da diáspora.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile