Alpha Blondy regressa a Lisboa para concerto único no Monsanto Open Air

July 17, 2025
Alpha Blondy Monsanto Open Air

Partilhar

Lisboa acolhe a 8 de agosto, uma das figuras mais emblemáticas da música africana e do reggae global: Alpha Blondy. O artista marfinense sobe ao palco do Monsanto Open Air, num concerto que promete ser uma celebração ao ar livre da música com alma, mensagem e ancestralidade.

Reconhecido pelo seu compromisso com o pan-africanismo, a resistência social e a promoção da paz, Blondy tem vindo a construir um legado musical que atravessa gerações. Desde os anos 80, as suas composições têm sido interpretadas como hinos de espiritualidade e crítica, com raízes profundas nas lutas e histórias do continente africano.

O concerto em Lisboa trará uma viagem musical pelos seus clássicos atemporais como “Jerusalem”, “Cocody Rock”, “Brigadier Sabari” e “Peace in Liberia”, temas que combinam crítica política, fé e esperança com ritmos inspirados no reggae jamaicano e na riqueza sonora da África Ocidental.

Nascido em Dimbokro, Costa do Marfim, a 1 de janeiro de 1953, Seydou Koné,  nome de registo do artista,  estudou inglês em Nova Iorque, passando pelo Hunter College e pela Universidade de Columbia, o que viria a influenciar a sua abordagem multilíngue à música. Ao longo da carreira, colaborou com nomes lendários como The Wailers, reforçando a sua posição como um dos mais respeitados intérpretes do reggae mundial. O seu impacto ultrapassa a música, representando uma geração que viu no reggae uma linguagem de protesto, cura e esperança. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile