Os artigos mais lidos da semana 28/53

July 12, 2026
artigos mais lidos da semana 28/53
DR

Partilhar

O artigo mais lido da semana na BANTUMEN foi o artigo de opinião de Pedro Lopes sobre a forma como a participação histórica de Cabo Verde no Mundial levou o mundo a olhar para o país para além da sua dimensão geográfica, reconhecendo a força da diáspora, da cultura, do talento e da capacidade de transformar limitações em oportunidades.


A seguir surge o artigo sobre “Fronteira do Medo”, investigação de oito anos do Fumaça e da Divergente que reuniu testemunhos, processos judiciais e documentação para expor padrões de violência policial, racismo sistémico e encobrimento de abusos em bairros classificados como Zonas Urbanas Sensíveis em Portugal.


A lista continua com o anúncio da venda de mais de 16 mil bilhetes em apenas 48 horas para o concerto de Plutónio no Estádio José Alvalade, tornando-se o primeiro artista português a solo a atuar em nome próprio num estádio; o acordo entre a Universidade Europeia e o Grupo FACUL, que passou a disponibilizar formação académica digital a estudantes e profissionais em Angola; e, a fechar, o artigo de opinião de Apolo de Carvalho sobre o hino, a bandeira e a língua kabuverdianu, que refletiu sobre a relação de Cabo Verde com os seus símbolos nacionais.


O mundo finalmente viu Cabo Verde


No artigo de opinião, Pedro Lopes refletiu sobre a forma como a participação de Cabo Verde no Mundial de 2026 levou o mundo a reconhecer a força de um país pequeno em território, mas amplo na cultura, na diáspora, no talento e na capacidade de superação. O texto destacou o papel dos Tubarões Azuis, a importância estratégica das comunidades cabo-verdianas espalhadas pelo mundo e as oportunidades do país em áreas como turismo, tecnologia, energia, indústrias criativas e economia azul.


“Fronteira do Medo” expõe violência policial nos bairros de Portugal


O artigo apresentou a investigação de oito anos realizada pelo Fumaça e pela Divergente sobre a atuação da PSP e da GNR em bairros classificados como Zonas Urbanas Sensíveis. A série reuniu testemunhos de agentes e moradores, processos judiciais e documentação oficial que apontaram para padrões de brutalidade policial, falsificação de autos e encobrimento de abusos. O trabalho analisou ainda os mecanismos de fiscalização, as condições laborais dos polícias e a menor responsabilização em territórios pobres e racializados.


Plutonio vende bilhetes para quase um terço do Estádio José Alvalade em 48 horas


O artigo revelou que Plutonio vendeu mais de 16 mil bilhetes em apenas 48 horas para o concerto marcado para 5 de junho de 2027, no Estádio José Alvalade. O anúncio aconteceu no final da corrida Isto Aqui Não É Um 5Print, que reuniu mais de três mil pessoas e reverteu a receita líquida das inscrições para as Aldeias de Crianças SOS. O feito consolidou o percurso do artista, depois de duas noites esgotadas na MEO Arena, e tornou-o o primeiro português a solo a atuar em nome próprio num estádio.


Angola passa a ter acesso à oferta académica da Universidade Europeia através do Grupo FACUL


O artigo anunciou o protocolo entre a Universidade Europeia e o Grupo FACUL, que passou a disponibilizar em Angola licenciaturas, pós-graduações, especializações e mestrados em regime digital. A parceria permitiu que estudantes e profissionais angolanos acedessem à oferta académica da instituição portuguesa sem necessidade de deslocação. O acordo reforçou a internacionalização da Universidade Europeia e a estratégia da FACUL de aproximar instituições de ensino superior internacionais do mercado angolano.


Notas de reconciliação, algumas reflexões sobre o hino, a bandeira e a língua kabuverdianu


No artigo de opinião, o autor refletiu sobre a forma como o Mundial de 2026 levou os cabo-verdianos a apropriarem-se novamente do hino, da bandeira e da língua como símbolos de unidade, soberania e identidade. O texto recuperou a história dos símbolos nacionais, as mudanças introduzidas após o multipartidarismo e as críticas ao afastamento da tradição panafricanista. Defendeu ainda uma reconciliação com os símbolos atuais e a criação de uma versão oficial do hino em kabuverdianu.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile