Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento destaca papel do TechPark CV na transformação digital africana

May 8, 2025
BAD Tech Park CV Akinwumi Adesina
Akinwumi Adesina,Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento | 📸 Eddie Pipocas/BANTUMEN

Partilhar

Durante a inauguração na última quarta-feira (6), do TechPark CV em Mindelo, Cabo Verde, Akinwumi Adesina, presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), destacou o papel estratégico do país na transformação digital do continente africano. Adesina afirmou que a instituição vê o parque tecnológico como um pilar fundamental para impulsionar o crescimento económico e a inovação tecnológica em África, com foco na juventude e no empreendedorismo digital.


“África tem a população mais jovem do mundo. Em 2050, um em cada quatro habitantes do planeta será africano. Estes jovens têm ideias, criatividade e espírito empreendedor. É essencial que prosperem num mundo digital, e por isso a economia digital é uma prioridade para o continente”, disse Adesina.


O BAD está a apoiar o desenvolvimento de dois parques tecnológicos em Cabo Verde, localizados na Praia e em Mindelo, com um financiamento total de 54 milhões de euros. O presidente do Banco salientou a importância desta iniciativa como parte da visão do Governo cabo-verdiano para diversificar a economia, apostando no sector tecnológico.


Segundo Akinwumi Adesina, os parques acolhem um ecossistema vibrante de startups, empresas orientadas para o crescimento e grandes organizações que desenvolvem soluções digitais em áreas como pagamentos electrónicos, e-saúde, inclusão financeira e cibersegurança. “É impressionante ver o que está a ser feito aqui. Há empresas que estão a criar inovações digitais com impacto global”, referiu.

O presidente do BAD acredita que o TechPark CV posicionará Cabo Verde como uma porta de entrada para a transformação digital em África e reforçou o seu apoio ao país. “Estou muito orgulhoso por apoiar este projecto. Cabo Verde tem potencial para tornar-se uma referência africana na exportação de serviços digitais”, afirmou.



Akinwumi Adesina,Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento


Durante a visita, Adesina reiterou a sua ligação ao arquipélago, revelando que tem sido um defensor do investimento nos países lusófonos desde que assumiu a presidência do BAD em 2015. “Fui o primeiro presidente do Banco a nomear um vice-presidente lusófono. Criei o Compacto Lusófono com o Governo de Portugal, com garantias no valor de 400 milhões de dólares para reduzir o risco de investimento privado nos países de língua portuguesa”, explicou.


Desde o início da colaboração entre Cabo Verde e o BAD em 1977, foram investidos 618 milhões de dólares no país, dos quais 43% sob a liderança de Adesina. Entre os projectos apoiados estão a electrificação de seis ilhas, o desenvolvimento dos portos do Maio, Sal e Praia, além do apoio à economia azul e aos actuais parques tecnológicos.


Adesina concluiu com palavras de apreço pela liderança cabo-verdiana e pelo potencial da sua população jovem e talentosa.


Tenho muita confiança neste país. Tem um presidente, um primeiro-ministro e uma população extremamente capacitada. “Quem sabe se um dia não me mudo para cá?” concluiu o presidente Akinwumi Adesina.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile