Marcas por escrever
Contactos
Pesquisa
Pesquisar
Pesquisa

Partilhar
X
Na Web Summit 2025, entre milhares de ideias que competem por atenção, duas startups cabo-verdianas chamaram a si o protagonismo pela forma como estão a usar a tecnologia para criar impacto real. Uma aposta na Creator Economy e na profissionalização de criadores de conteúdo, a outra quer revolucionar o delivery e impulsionar o comércio local. Ambas integram a delegação da Cabo Verde Digital, que levou a Lisboa a maior comitiva de sempre do país no maior evento de tecnologia e inovação do mundo.
Entre os rostos que representam esta nova vaga de empreendedores estão Maira da Veiga, fundadora da MAIRADAVEIGA PR e criadora da app COMU – Digital Hub, e Keiven Almeida, o jovem responsável pela Mazoneat, da Akapa, Lda.

Maira da Veiga, Fundadora da COMU - Digital Hub ©️ BANTUMEN
Aos 26 anos, Maira da Veiga acredita que o futuro do trabalho passa por uma economia criativa mais organizada, inclusiva e sustentável. A sua startup nasceu de dentro da sua própria agência de comunicação e tornou-se uma extensão natural do seu percurso profissional.
“A minha startup nasce de dentro da minha agência de comunicação. É uma plataforma que pretende profissionalizar criadores de conteúdo, basicamente todos os players dentro da economia criativa, através de formações, workshops e iniciativas do género”, explica.
A COMU - Digital Hub quer mudar a perceção de que criar conteúdo é apenas um passatempo. “Notámos que existe pouca profissionalização destes criadores. Muitos não têm noção das etapas que envolvem uma campanha, desde a negociação até à execução. Queremos dar-lhes ferramentas e conhecimento para trabalharem com sucesso e tirarem esse estigma de que isto é só um hobby”, acrescenta.
Na Web Summit, Mayra encontrou o ambiente perfeito para expandir horizontes. “Aqui é o lugar onde todas as mentes pensantes da tecnologia se encontram. É onde posso aprender mais sobre o meu projeto e aperfeiçoá-lo. O networking é pesado, fortíssimo, e há muitas pessoas interessantes com quem conversar.”
Participou no evento através de um programa dinamizado pela Djassi África, em parceria com a Cabo Verde Digital, e vê essa ligação como uma forma de retribuir: “Sendo cabo-verdiana, tenho muito interesse em devolver um pouco do meu trabalho e desenvolver também dentro do meu país. O objetivo é colocar Cabo Verde no diálogo da Creator Economy.”

Keiven Almeida, fundador da Mazonet ©️ BANTUMEN
Enquanto Mayra foca a sua energia na economia criativa, Keiven Almeida aposta no lado mais prático do digital: resolver problemas do dia a dia com tecnologia. A sua empresa, Akapa, Lda., criou o Mazoneat, uma aplicação de delivery pensada para ajudar restaurantes a vender mais e clientes a receberem os seus pedidos sem longas esperas.
“Notei que muitos restaurantes estavam a perder vendas e clientes porque as pessoas ficavam cansadas de esperar. O Mazoneat vem resolver isso — ajuda os restaurantes a vender mais, e as pessoas, no conforto de casa, podem fazer os seus pedidos e receber as entregas”, explica Keiven.
A app funciona com um modelo flexível de entregas. “Trabalhamos com motorizadas, carros e até camiões. Temos alguns veículos próprios, mas também trabalhamos com terceirização - quem tem o seu veículo pode entrar no aplicativo e trabalhar connosco.”
Para o jovem empreendedor, participar na Web Summit é mais do que um passo profissional - é um sonho concretizado. “Via isto apenas na televisão e sempre disse que um dia iria estar aqui. Foi o meu trabalho que me trouxe até este momento. Graças a Deus, é tudo o que imaginava e ainda mais.”
A presença destas startups é o reflexo da estratégia da Cabo Verde Digital, uma iniciativa do Ministério da Economia Digital e da Pró Empresa. Em 2025, o programa levou mais de 100 jovens empreendedores e 25 startups à Web Summit, com o objetivo de dar visibilidade ao talento do arquipélago e criar pontes com investidores e parceiros internacionais.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos