Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Os Calema reforçam a sua posição no panorama musical com o lançamento de “Elavoko”, em colaboração com o cantor angolano Anderson Mário. Depois de se tornarem os primeiros artistas lusófonos a esgotar o Estádio da Luz, em Lisboa, e de manterem presença constante nas tabelas de streaming e airplay, a dupla são-tomense apresenta um tema que já conquistou o público, acumulando mais de 10 mil criações no TikTok em cerca de duas semanas.
“Elavoko”, que significa “esperança” em umbundo, um dos dialetos de Angola, é descrito como um hino à resiliência. A canção aborda a superação das dificuldades e a força do amor, acompanhada por um videoclipe que segue a linha estética cinematográfica habitual dos Calema. A participação de Anderson Mário reforça a ligação da dupla a Angola e projeta ainda mais a carreira do cantor, que soma mais de 1,5 milhões de seguidores no TikTok e cerca de 1 milhão no Instagram.
Natural de Katchiungo, província do Huambo, o artista iniciou-se em coros de igreja e destacou-se em concursos de talento em Angola, como o Com-Can Talentos (2013), o Casting da Zimbo (2014) e o Viana Tem Talento (2016). Em 2018, venceu o Unitel Estrelas ao Palco, com uma performance dedicada a Michael Jackson, conquistando reconhecimento nacional. Com três álbuns editados, Estreia (2019), Príncipe da Olga (2021) e O Príncipe da Olga 2 (2022), Anderson Mário tem mostrado versatilidade entre kizomba, afrobeat, R&B e sonoridades contemporâneas.
Em paralelo, os Calema continuam a consolidar estatuto internacional. A canção “A Nossa Dança” soma mais de 900 dias consecutivos no top 200 nacional do Spotify, e outros temas, como “Amar Pela Metade”, “Leva Tudo” (com Dilsinho) e “Respirar” (com Sara Correia), mantêm-se entre os mais ouvidos da dupla. No YouTube, ocupam desde janeiro de 2025 a liderança do top de artistas em Portugal, com vários vídeos no top 10 dos mais vistos.
“Elavoko” já está disponível em todas as plataformas digitais.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja