No novo livro de Eliana N'Zualo o amor entre mulheres é a norma

August 12, 2025
Cartas de amor Eliana N’Zualo

Partilhar

Cartas de amor para meninas mal comportadas é o mais recente trabalho de Eliana N’zualo que, há quase dez anos, se descrevia na BANTUMEN como “poeta, sonhadora e mulher de si mesma”. Concebida ao longo de cinco anos, a obra poética celebra o amor partilhado entre mulheres em todas as suas formas e estará em pré-venda até o dia 15 de agosto. 


Eliana N’Zualo é uma escritora e contadora de histórias moçambicana, cuja produção artística é fortemente influenciada pelos ideais do feminismo africano. É autora dos livros infantojuvenis Elefante Tendai e os Primos Hipopótamos (2019) e Quando a Marta Aprendeu a Pedalar (2023), e teve textos incluídos em antologias publicadas no Brasil, Portugal e África do Sul. No campo audiovisual, criou os vídeo-poemas Margens (2019) e Cartas de Amor para Meninas Mal Comportadas (2021). É também co-fundadora da ULAYO - Plataforma Queer, iniciativa dedicada ao ativismo queer.


Maturado desde a pandemia, o livro marca o culminar de uma jornada criativa, que passou por diferentes formatos, incluindo o vídeo-poema lançado em 2021. Mais do que um simples conjunto de versos, a obra é uma oferenda à todas aquelas que reconhecem a força e ternura presentes nas relações femininas, frequentemente silenciadas ou desvalorizadas. 



Eliana N'Zualo, autora do livro | DR

Numa conversa rápida por videochamada, Eliana conta que “esta coleção de poemas fala do amor partilhado entre mulheres. Seja esse o amor romântico, familiar ou amor próprio. O amor que nos é passado de forma intergeracional. Então, é sobre o amor partilhado entre mulheres, que muitas vezes não é celebrado e que até nos é castrado, de alguma forma. Somos muito mais incentivadas a competir do que necessariamente a reconhecer esse amor, esse carinho, essa fé. E a demonstrar tudo isso a outras mulheres”. 


Desta vez, a autora moçambicana mergulha num registo adulto e intimista, ao contrário das obras que antecedem esta obra, e sente-se entusiasmada para o partilhar. “Não é uma poesia para crianças, é uma poesia para pessoas adultas. Então, acho que, de alguma forma, para quem acompanha a minha escrita já há muito tempo, acho que vai se reencontrar com essa outra voz da Eliana, que nos últimos anos, pelo menos no marco do livro, não aparecia tanto”, conta-nos.


A receção ao trabalho, segundo Eliana, tem sido positiva em diferentes públicos e contextos, inclusive em Moçambique, onde questões de género e afeto entre mulheres ainda são, muitas vezes, consideradas temas sensíveis. “Acho que há muitos públicos moçambicanos. Acho que o público moçambicano não é um público homogéneo. Acho que há espaço para muita gente, para muitas vozes. E todos os trabalhos que já fiz em Moçambique foram bem recebidos. Então, não acho que este seria diferente. Seja pelo atrevimento, pela cura... Ainda que não seja pelo tema, mas, pelo atrevimento, pela coragem!”. 


A pré-venda de “Cartas de amor para meninas mal comportadas” está disponível, exclusivamente, online e o lançamento físico do livro será anunciado em breve. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile