Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Hoje, 3 de outubro, chegou às plataformas digitais o novo álbum de CFKappa, Rota do Sossego. Um projeto que acompanha o artista há algum tempo e sobre o qual tive oportunidade de conversar com ele há cerca de um mês, numa entrevista onde já se pressentia a dimensão desta obra. Agora, com o disco cá fora, o conceito ganha corpo e confirma-se como algo que vai muito além da música: uma viagem que junta sons, vinho e experiências sensoriais.
A ideia nasceu da longa relação de CFKappa, ou Cláudio Kiala fora do palco, com a Sogrape e os vinhos da marca Sossego. Durante anos, ele organizou a “Rota do Sossego” em restaurantes de Luanda e, a partir dessas vivências, decidiu criar uma extensão musical desse conceito “Decidi levar essa dinâmica para a música. Quis que o álbum fosse uma extensão dessa experiência”, contou-me, sublinhando o esforço de transformar aromas, sabores e momentos de convívio em linguagem sonora.
O álbum reúne várias faixas associadas a estilos de vinho distintos — do Branco fresco e leve, ao Rosé intermédio e ao Tinto encorpado. E a experiência não se fica apenas no digital: até 30 de outubro, 16 restaurantes de Luanda vão integrar a “Rota do Sossego”, servindo menus exclusivos harmonizados com vinho e música, aproximando o público de cada faixa através de todos os sentidos.
Durante a nossa conversa, CFKappa destacou que este trabalho reflete o seu estado de espírito atual. “Hoje identifico-me mais com o Branco, pela frescura e leveza. A minha vida está mais doce, mais frutada. É esse estado de espírito que o álbum transmite.”
Na produção estiveram Elzo Sénior e Arysthides Beron, com mistura e masterização de Kennedy Ribeiro. O disco conta ainda com colaborações de Marccus, Keita Mayanda, Micha Star, Phedilson, 12 Furos, Hernâni da Silva e Sobv Jaytee, nomes que acrescentaram novas camadas à narrativa musical.
Sobre o processo de gravação, conta que foi intenso e rápido, com uma dinâmica espontânea entre todos os envolvidos. “Foram três semanas muito intensas. Tudo aconteceu de forma fluida. Algumas músicas nasceram quase no mesmo dia em que foram escritas e partilhadas entre os artistas”, explicou. A faixa “Apogeu” é exemplo disso: começou com Hernâni da Silva e acabou por juntar 12 Furos, Micha Star e Phedilson, numa construção coletiva. Já “Maldita Fama” nasceu da adaptação de um conceito — “era para ser ‘Maldita Dama’, mas como estou bem casado, preferi não arriscar”, disse entre risos, transformando-a numa reflexão sobre a fama.
Quando lhe perguntei se este álbum poderia ser visto como direcionado apenas a uma elite urbana, CFKappa esclareceu que o álbum “é um trabalho transversal. Há espaço para quem me acompanha há anos e também para quem ouve rap de forma mais casual. Cada faixa tem uma entrada possível para o ouvinte.” Quanto às colaborações, frisou que não se trata de um círculo fechado, mas de vibração e identificação musical.
Além da música, Cláudio Kiala continua a desenvolver-se como empresário na área de soluções de pagamentos digitais em Angola, onde lidera projetos inovadores. Falou-me da importância de criar novos modelos para a indústria musical: “Existem novas formas de vender música e de criar modelos sustentáveis para artistas independentes. Estou a trabalhar nisso.”
Rota do Sossego já está disponível em todas as plataformas digitais. E, para quem vive em Luanda, a experiência completa pode ser vivida até ao fim do mês em alguns dos principais restaurantes da cidade, onde a música de CFKappa se encontra com o vinho Sossego numa celebração de sentidos.
Abaixo podes ouvir a nossa conversa em formato podcast, onde CFKappa abre o jogo sobre este novo capítulo da sua carreira, os bastidores das colaborações e a sua visão para o futuro da música angolana.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja