Cleo Diára entre as novas European Shooting Stars

December 16, 2025
Cleo Diara European Shooting Star
DR

Partilhar

A atriz Cleo Diára foi selecionada para integrar os European Shooting Stars 2026, uma das principais iniciativas europeias de promoção de novos talentos do cinema, que todos os anos distingue dez intérpretes com potencial de projeção internacional.

A distinção, atribuída pela European Film Promotion (EFP) em articulação com os institutos nacionais de cinema, garante à atriz uma presença de destaque no Festival Internacional de Cinema de Berlim, onde os Shooting Stars são apresentados à indústria, à imprensa especializada e a agentes internacionais, num contexto orientado para a criação de redes e o desenvolvimento de novos projetos.

A seleção surge num momento particularmente significativo do percurso de Cleo Diára, depois de, em maio, ter sido distinguida em Cannes com o Prémio de Melhor Atriz na secção Un Certain Regard, pela sua interpretação em O Riso e a Faca, de Pedro Pinho. O reconhecimento em Berlim consolida um trajeto construído entre o cinema e o teatro, marcado por escolhas autorais e por uma atenção continuada a temas como identidade, memória e relações de poder.



Ao longo da última década, a atriz integrou elencos de filmes como Verão Danado, de Pedro Cabeleira, Diamantino, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, Terra Amarela, de Dinis Costa, e Nha Mila, de Denise Fernandes, entre outras produções exibidas em festivais nacionais e internacionais, afirmando uma presença consistente no cinema independente.

Formada na Escola Superior de Teatro e Cinema, Cleo Diára tem igualmente um percurso sólido no teatro e é cofundadora do coletivo Aurora Negra, projeto que se tem destacado pela construção de uma linguagem própria e por uma reflexão crítica sobre a experiência negra contemporânea, e vencedor da segunda edição da Bolsa Amélia Rey Colaço.

Esta não é, no entanto, a primeira vez que um artista português integra o programa. Ângelo Torres foi um dos primeiros atores nacionais ser distinguido com o Prémio EFP Shooting Star, durante a edição de 2004 do Festival de Berlim, num momento que marcou a afirmação do cinema português no contexto europeu.

Mais de duas décadas depois, a entrada de Cleo Diára reforça essa presença e confirma a continuidade de um talento nacional capaz de se afirmar num circuito altamente competitivo, consolidando o seu lugar entre as vozes mais relevantes da nova geração de atores portugueses com projeção além-fronteiras.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile