Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A União Europeia definiu uma série de medidas para os próximos cinco anos que pretendem travar o racismo nos Estados membros.
As medidas incluem a nomeação de um coordenador anti-racismo que atuará com os Estados membros e a sociedade civil, bem como, com o apoio de agências da UE, como a Agência dos Direitos Fundamentais (FRA) e a Agência de Formação Policial (CEPOL), os Estados-Membros serem incentivados a intensificar esforços para prevenir atitudes discriminatórias por parte dos órgãos das forças policiais e para fortalecer a credibilidade dos mesmos contra crimes de ódio.
A Comissão Europeia quer identificar as lacunas do regulamento sobre igualdade racial já existente e apela à implementação de planos de ação nacionais dentro da estrutura.
“Vimos a raiva atingir o pico em protestos em todo o mundo, inclusive na Europa. Não é a primeira vez e certamente não será a última. Mas esperamos que desta vez, com mais esforço, possamos mudar o curso das coisas na Europa ”, explica a Vice-Presidente da Comissão Vera Jourova, citada pela Euronews.
A Rede Europeia contra o Racismo (ENAR) congratula-se com este anúncio e fala de um passo em frente. Julie Pascoët, diretora de política da ONG, deplora a ausência de legislação geral. “Agora temos que ver como colocá-los em prática para que tragam mudanças reais para as pessoas que são vítimas de racismo”, acrescenta.
Um estudo recente mostra que as formas de discriminação na sociedade europeia expressam-se sobretudo na procura de emprego ou habitação, mas também na educação ou nos serviços e comércio.
Para dar o exemplo, a Comissão Europeia pretende alterar a sua política de recrutamento e convida as outras instituições a fazerem o mesmo. “Vamos trabalhar para garantir que as nossas equipas reflitam a nossa sociedade e diversidade. Vamos colocar em prática medidas positivas para abordar essas deficiências”, disse a comissária para a igualdade, Helena Dalli.
Dentro da mesma iniciativa, está a realização da conferência “No Caminho para a Igualdade Efetiva – Serão precisas novas respostas contra o racismo e a intolerância?”, em Paris de 26 a 27 de setembro, e uma outra entre os Estados membros a acontecer no próximo ano.
Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja