Fattú Djakité, Selma Uamusse e Paulo de Carvalho atuam nos CVMA 2025

May 7, 2025
cvma convidados
📸 Fattú Djakité | DR

Partilhar

Os Cabo Verde Music Awards (CVMA) estão de regresso para a sua 14.ª edição, marcada para o dia 7 de junho, no Centro de Convenções de Cabo Verde, numa celebração alinhada com os 50 anos de independência do país. Com uma comunicação inspirada no tradicional panu di terra, a organização pretende destacar o papel que a música tem desempenhado nas lutas sociais e políticas do país ao longo das últimas cinco décadas. Da morna ao kotxi pó, os géneros musicais cabo-verdianos têm espelhado e amplificado as vivências coletivas da nação, levando-as para fora do espectro do arquipélago.


Este ano, a gala conta com a presença de três convidados especiais: a cantora Fattú Djakité, nascida na Guiné-Bissau e criada em Cabo Verde, uma das artistas mais relevantes da nova geração lusófona; a cantora moçambicana Selma Uamusse, radicada em Portugal desde a infância, conhecida por integrar ritmos e línguas nativas moçambicanas com elementos e outras influências musicais; e o músico português Paulo de Carvalho, símbolo da resistência e da liberdade durante a Revolução dos Cravos.



Selma Uamusse | DR


José Carlos Malato e Kathy Moeda assumem a condução da cerimónia, que este ano fica marcada pela introdução de duas novas categorias: Batuku do Ano e Kotxi Pó do Ano, reconhecendo a evolução de géneros emergentes no cenário musical cabo-verdiano. Entre os nomeados em Batuku do Ano estão Flor de Esperança, Herança Di Nós Terra e a colaboração internacional Freirianas Guerreiras feat. Flor de Esperança. Na categoria Kotxi Pó do Ano destacam-se Milito Freire, Titio de Belo Freire e Toru.


O rapper Hélio Batalha é o artista mais nomeado desta edição, com um total de 10 nomeações, incluindo Música do Ano pela faixa “Só Deus”, em parceria com Paulinha. Outros artistas como Nancy Vieira, Neuza, Dynamo e Djodje competem em categorias como Intérprete do Ano e Álbum do Ano.


A categoria Música do Ano será votada exclusivamente pelo público, através da plataforma oficial dos CVMA e por SMS. As faixas em competição incluem “Distancia” (Cesf x Kady), “Aldina” (Dieg), “Tentason” (Djodje) e “Só Deus” (Hélio Batalha x Paulinha). As categorias de Melhor DJ, Melhor Banda ao Vivo e Melhor Artista em Palco terão uma votação mista, com júri e público.


No total estão em disputa 19 categorias. Desde a sua criação em 2011, os CVMA já atribuíram cerca de 240 troféus e ao longo das suas edições “têm assumido, um importante papel de promotor da cultura Cabo-verdiana, tendo a música como elemento unificador, mas procurando simbioses com outras artes”, pode ler-se na página oficial do evento.


Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile