“A nossa guerra está longe de ter algum tipo de efeito mas nada nos pára”, DeHermes

September 9, 2020
“A nossa guerra está longe de ter algum tipo de efeito mas nada nos pára”, DeHermes

Partilhar

Moçambique é dos países entre os PALOP que comprovadamente tem das maiores nascentes de talento artístico. Tal afirmação deriva da quantidade de nomes que a nossa geração tem visto surgir e ressurgir, principalmente dentro das artes urbanas contemporâneas.

Desta vez, apresentamos-te DeHermes, 25 anos, batizado com o nome Elgar Miles de Hermes Sueia e nascido na “Pérola do Índico”. A viver desde muito cedo na Europa com a sua família, atualmente, DeHermes vive em Roma, Itália.

O jovem criativo tem dado passos largos dentro do Fashion Design, onde exibe na sua carteira de clientes nomes já firmados do showbizz em Itália, mas essa não é a sua única ocupação.

DeHermes é também um exímio artista musical, onde explora toda a sua versatilidade que se entrelaça num flow que bebe inspiração em músicos old school tão diferentes quanto 50 Cent, Lenny Kravitz e Enrique Iglesias.

Com o lançamento de um novo projeto na calha, com o selo da sua label Mvrsodyssey, a BANTUMEN esteve à conversa com o artista e fashion designer para melhor perceber o que DeHermes anda a preparar.

Gerir uma carreira profissional que se cruza em duas áreas distintas não é fácil, à partida. Por isso, há algum tempo que o seu foco tem estado mais virado para a música, prova disso foi ter adiado o lançamento da sua marca pessoal, “The Rise of Zeus”. Contudo, DeHermes afirma que ambas as áreas “co-existem no mesmo espaço”.

Sobre o novo projeto musical, “será algo inovador em relação a tudo o que já fiz até hoje, com bastante empenho e dedicação. Eu mesmo fiz questão de me auto-produzir em algumas canções, para conseguir passar em canção e imagens o que realmente quero expressar”, explicou-nos.

Apesar de ainda não adiantar o título, o artista revelou que a obra vai conter três músicas, com dois videoclipes e que o lançamento do tratamento visual será espaçado de 15 dias. O nome de peso a acrescentar à ficha técnica da mixtape, que deverá ser disponibilizada em novembro, é de Ell Puto, conhecido produtor moçambicano.

“Sempre foi um sonho e objetivo meu trabalhar com o EllPuto. É um artista que dispensa apresentações. O seu trabalho fala por si. Estamos a trabalhar no meu primeiro projecto em português, que será uma mixtape com o nome ainda por anunciar e, sem dúvidas, será um produto com bastante qualidade a nível de som e conteúdo.” We Back From The Future! .

A inspiração para compor, nos tempos atípicos que correm, surge naturalmente. “O mundo está louco, inspiração é o que não falta”, afirma. No que toca às sonoridades, é um casamento entre vários estilos. “Cresci num ambiente onde tudo se fazia com a música. Desde o reggae ao rock, que o meu pai escutava até ao rnb e hip-hop que a minha mãe gostava na altura. Eu bebi um bocado desses estilos e criei com o EllPuto uma fusão smooth entre o rock, o rnb e o hip-hop”, explica a propósito da nova mixtape.

Em tom de brincadeira, perguntámos-lhe que músicas ouve e teria vergonha de confessar em voz alta. Justin Bieber foi a resposta dada sem pestanejar. E, “assumo sem vergonha, gosto e ponto final”.

Enquanto criador de música, DeHermes é também um dos responsáveis pela label Mvrsodyssey. Tudo começou com uma colaboração “com um produtor italiano, Chosen1, e na altura começámos numa garagem onde trabalhávamos só nós. Com o tempo, a dinâmica foi mudando, novos artistas foram entrando, o nome da label começou a espalhar-se pela cidade e aí tivemos a necessidade de alugar uma estrutura maior. De dois artistas a nossa label hoje conta com 12 outros artistas de vários estilos musicais”. Além da gestão de artistas, a produtora também está ligada à vida noturna, com eventos de hip hop, e tem um programa de radiofónico “numa rádio bem estabelecida em Roma, que é a CrikCrok” e ainda produzem conteúdos publicitários para várias marcas e empresas. 

Para quem lê este percurso, tudo parece ter sido construído com uma facilidade natural, mas não é bem assim. Um dos temas atualmente em cima da mesa, a nível mundial, o racismo, não passa ao lado do artista, que nos explicou o seu ponto de vista sobre o assunto.

“Itália é um país à moda antiga, em todos os sentidos. Ser negro aqui, como em qualquer outra parte do mundo, é difícil e o preconceito existe sim. Um preconceito que deriva de um nível de ignorância extremamente elevada e da falta de interesse por outras culturas. A cor da pele aqui grita e não importa o teu estatuto social, profissão e etc. O negro formado academicamente e o negro que acaba de chegar de barco refugiado não tem diferença. Humanamente e moralmente, é justo que assim seja mas eles não pensam por esse lado. São guiados sempre pelo estereótipo e o preconceito criados por eles mesmos. A nossa guerra pela inclusão está longe de ter algum tipo de efeito aqui mas nada disso nos pára. Usamos toda a negatividade a nosso favor e transformarmos em energias positivas.” 

Sobre as perspetivas de futuro, DeHermes quer estar mais perto do mercado lusófono e por isso está a apostar em letras em português, que vão dançando entre o inglês e italiano. “A mistura vai estar sempre lá porque eu expresso-me muito assim. Faço um mix de línguas, mas agora o foco será o português a 95%”, afirma.

DeHermes lança assim o seu novo projeto, colaborativo com EllPuto, em novembro, através das habituais plataformas digitais.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile