Inspirado no livro "Sentimento e Razão", Diditi regressa aos lançamentos com “Matchu”

July 15, 2025

Partilhar

Após um período sem novos lançamentos, Diditi está de volta com a sua primeira música de 2025. Com realização da Sixstudios e direção de Short Clay, o novo tema, lançado a 12 de julho, revela um artista em reinvenção, mais maduro e sintonizado com as complexidades emocionais e identitárias do seu tempo.


Inspirada na obra Sentimentos e Razão, de Lizidória Mendes, a música apresenta-se como uma extensão sonora do universo literário criado pela autora. Diditi dá vida a Matchu, “Un Rapaz Djakanka i Kriston di Djiba”, personagem cuja incapacidade de se vulnerabilizar acaba por afundar a relação com Malia, a protagonista. A tensão entre a força do sentimento e a rigidez racional de Matchu - conceito que Lizidória cunhou como “matchundadi” - estrutura a narrativa e dá o tom de uma reflexão que vai além do campo romântico.


Com um refrão que acompanha a estrutura da canção, Diditi transforma essa rigidez emocional num lamento coletivo e num grito de identidade, recusando a ideia da “matchundadi” como sinónimo de frieza ou violência e propõe uma leitura de uma masculinidade que luta para romper com heranças emocionais enraizadas e encontrar equilíbrio entre o sentir e o pensar. Nesse sentido, o tema propõe-se como exercício de desarmamento emocional  e de cura.


O diálogo entre música e literatura, entre performance e introspeção, revela uma nova faceta na trajetória do artista, que combina o pensamento crítico com a urgência de falar sobre masculinidade negra, afetos e identidade guineense. 


Com um percurso iniciado em 2005, Djiru Tchuda, nome de batismo de Diditi, ganhou visibilidade ao participar num concurso de canção onde partilhou o palco com nomes como Abucam, entre outros artistas proeminentes da época. Ao longo dos anos, deixou a sua marca em colaborações como Mundo Na Kunsinu, com Pensador Jr, consolidando uma estética própria que mistura consciência, musicalidade e vivência.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile