A força feminina de Elizandra Santos nos bastidores da BANTUMEN

June 19, 2025

Partilhar

Em 2025, a BANTUMEN celebra uma década a representar vozes negras da lusofonia. Ao longo destes dez anos, a plataforma estabeleceu-se como referência cultural, social e mediática para a comunidade afrodescendente. Este facto deve-se, em grande parte, pela presença e trabalho de pessoas comprometidas, como é o caso de Elizandra Santos.


Especialista em desenvolvimento humano, com atuação focada no autoconhecimento, inteligência emocional e saúde mental, Elizandra Santos é também criadora do projeto “Powerful Women”, escritora, psicanalista, mentora de mulheres empresárias e coach executiva. Reconhecida como uma verdadeira “rainha das vendas B2B”, já impactou positivamente as finanças de diversas empresas, tanto a nível nacional como internacional.  


A sua missão profissional é clara: erradicar a síndrome de impostora e promover saúde emocional nas vidas de mulheres empreendedoras, para que possam crescer e faturar, sem abrirem mão da sua saúde mental.


Através dos seus programas de mentoria, Elizandra procura transformar vidas, impulsionar negócios e formar líderes conscientes do seu valor - mulheres poderosas que sabem quem são, onde querem chegar e, principalmente, como chegar lá.


O primeiro contato com a BANTUMEN surgiu por intermédio de um amigo, o empresário angolano Amílcar Tchinguelessy, que a apresentou ao Eddie Pipocas, co-fundador da BANTUMEN. A sua ligação foi imediata e efetivou-se com a participação de Elizandra no evento PowerList BANTUMEN 100, evento anual realizado pela revista, que homenageia as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia. Como partilha “foi tão impactante não só para quem participou, mas para quem teve a oportunidade de trabalhar na edição passada”.


A experiência fez com que a mesma mergulhasse mais na essência do projeto, encontrando um sentido de pertença. Ver mulheres negras em posições de destaque, “a fazer grandes coisas”, foi, segundo as suas palavras, um momento de identificação que a inspirou a querer fazer parte do trabalho desenvolvido na BANTUMEN. Consequentemente, a sua adesão à equipa foi natural e espontânea. 


É uma plataforma diferenciada porque traz uma identidade muito própria, não muito para o sensacionalismo, mas para a valorização da cultura em si”, explica Elizandra. Falou ainda sobre as outras categorias que fazem parte do portfólio da revista e é aí que a sua participação torna-se fundamental. Realçou a importância do evento que homenageia as 100 personalidades negras mais influentes da lusofonia “Tira-nos um pouco dessa visão que ‘são negros mimisentos a reclamarem’, mas hoje temos a oportunidade de ter uma plataforma que traz uma autoresponsabilidade de nós negros e cria oportunidades de valorizar aquilo que está a ser feito por negros”, que na sua perspetiva é de extrema importância enfatizar aquilo que se faz, pois como negros, ainda somos a minoria em lugares de destaque e hoje ocupamos cada vez mais este mesmo lugar, com competência, conhecimento e impacto global.


Acerca do Marcas por Escrever - revista de marketing incubada na BANTUMEN e sobre a qual a atuação de Elizandra é estratégica -, expôs que orienta e dá visibilidade a profissionais reconhecidos nas suas áreas, mas que quando saem das suas zonas de conforto enfrentam o desconhecido e acabam por se sentirem pessoas invisíveis. Ainda na opinião da especialista em desenvolvimento humano, o Marcas por Escrever, essas pessoas ou marcas têm voz, com o objetivo de serem vistas, conhecidas e reconhecidas, conseguindo mais oportunidades.


Elizandra Santos convida todos a inteirarem-se mais sobre a BANTUMEN, onde “encontram também mais valorização e notícias de mulheres que vocês desconhecem, porque o mundo é feito maioritariamente de mulheres, mas nós ainda não estamos em lugares que precisávamos ocupar mas há cada vez mais mulheres a levantarem-se para abrirem portas para outras mulheres crescerem também a nível profissional e pessoal”. 


Esta afirmação confirmou-se ainda com o facto de que, na edição passada da PowerList BANTUMEN 100, o número de mulheres homenageadas foi de 51%.


Elizandra Santos é, sem dúvida, uma força feminina que atua não só nos bastidores da BANTUMEN, mas que também dá asas a um modelo de liderança mais inclusivo, emocionalmente consciente e profundamente comprometido com a evolução coletiva das mulheres negras na lusofonia. 

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile