Estas são as 10 melhores jogadoras africanas de futebol

November 13, 2020
Estas são as 10 melhores jogadoras africanas de futebol

Partilhar

Quando pensamos nos melhores jogadores do mundo, raramente pensamos nas mulheres. E menos ainda nas jogadoras africanas e, no entanto, é sabedoria popular que África é mãe de atletas de excepção em quase todas as áreas desportivas.

O futebol feminino em África existe desde os anos 70. Porém, a par do que acontece também na Europa, por exemplo, o público não cresceu tanto quanto o público do futebol masculino.

Ao longo dos últimos 15 anos, vários nomes têm sobressaído na ala feminina do desporto rei do continente africano e damos-te aqui a conhecer o top dez. A maioria das atletas joga em campeonatos ocidentais.

1. Asisat Oshaola (Nigéria)

Asisat Oshaola é a melhor jogadora de futebol de África. Nascida a 9 de outubro de 1994, ganhou quatro vezes o título de Jogadora Africana do Ano e foi eleita a melhor jogadora e ponta de lança do Mundial do Mundo Feminina Sub-20 da FIFA 2014.

Asisat Oshaola joga pela seleção nacional da Nigéria e já vestiu camisolas de clubes como Liverpool (2015) e Arsenal Ladies (2016). Atualmente, joga no FC Barcelona.

2. Janine van Wyk (África do Sul)

Janine van Wyk é sul-africana e fundadora da associação JVW Girls Football Development. Atualmente, joga na principal liga escocesa, com a camisola do Glasgow City FC.Van Wyk representou a sua seleção nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e é detentora do recorde do jogador com mais partidas pela seleção (masculina e feminina) da África do Sul, com 170 jogos. Janine também jogou pelo Monko Swallow Palace Super Falcons e Houston Dash, no seu país.

3. Francisca Ordega (Nigéria)

Francisca Ordega, apelidada de Franny, nasceu em Gboko, na Nigéria, e o seu talento já lhe valeu uma indicação para Melhor do Mundo. Atualmente, a atacante joga na super liga chinesa, no Shanghai Shenhua.

Começou a carreira profissional no Bayelsa Queen’s football Club, na Nigéria, e com a seleção nacional passou pelos campeonatos do mundo de 2011 e 2015, nas categorias sub-17 e sub-20, respetivamente.

https://www.instagram.com/p/CDRfiBuBt3P/

4. Thembi Kgatlana (África do Sul)

Thembi é atacante do português Sport Lisboa e Benfica, clube com que assinou no princípio do ano. Autora do primeiro golo da seleção sul-africana no campeonato do mundo de 2019, a atacante Thembi já passou pelos Houston Dash (EUA), em 2018, onde jogou ao lado das conterrâneas Janine van Wyk e Linda Motlhalo, e pelo Beijing BG Phoenix FC (China), em 2019.

Em 2018, Thembi conquistou diversos prémios individuais, incluindo o de melhor jogadora do campeonato cipriota. No mesmo ano, levou a sua seleção até à final do Campeonato Africano das Nações feminino e venceu o prémio Jogadora do Ano no CAF Awards.

5. Gabrielle Onguene Aboudi (Camarões)


Gabrielle, 31 anos, é a capitã de uma das seleções femininas mais “ferozes” do continente. Fez parte do top três Melhor Jogadora do Ano em 2015, 2016 e 2017. Apelidada “Luís Figo”, a jogadora é Medalha de Ouro nos Jogos Africanos de 2011, em Moçambique, e a autora do único golo da sua seleção nas Olimpíadas de 2012. Atualmente, joga como atacante do CSKA Moscovo.

6. Genoveva Anonman (Guiné Equatorial)

Originária da Guiné Equatorial, Genoveva, 31 anos, é ponta de lança da seleção nacional, que integra há 16 anos. Jogou como atacante e foi a primeira estrangeira a ganhar o prémio de melhor ponta de lança da Bundesliga, na Alemanha. Naquela temporada, 2011/12, marcou 22 golos. Em 2012 venceu o prémio de Melhor Jogadora Africana do Ano. Com a sua seleção, já conquistou também duas vezes o Campeonato CAF, em 2008 e em 2012.

https://www.instagram.com/p/CBNI3WJj46V/

7. Gaelle Enganamouit (Camarões)


Gaelle joga na posição avançado do Malaga CF. É camaronesa e é conhecida por marcar o golo mais rápido do mundo na história do futebol feminino, em apenas dois segundos. Em 2015, foi eleita Melhor Jogadora Africana do Ano e, em junho de 2019, terminou a sua carreira aos 28 anos. Passou pelo espanhol Málaga CF, pelo sueco FC Rosengård, finlandês Avaldsnes IL, chinês Dalian Quanjian, entre outros clubes. Em 2010/11, foi considerada a Melhor Jogadora cameronesa e em 2015 foi eleita a Melhor Marcadora do campeonato sueco, com 18 golos.

8. Doreen Nabwire (Quénia)

Doreen Nabwire é a primeira jogadora de futebol queniana a jogar na Frauen-Bundesliga, a Liga Alemã de Futebol Feminino. É a fundadora da Girls Unlimited – uma organização comunitária em Mathare (Quénia), que apoia meninas que jogam futebol. Jogou no primeiro clube de futebol feminino profissional no seu país, Mathare United FC e, em 2006, tornou-se campeã mundial de futebol de rua da FIFA.

https://www.instagram.com/p/CEgOMcKsDuC/

9. Ngozi Okobi (Nigéria)

Ngozi Okobi é uma jogadora profissional de futebol dos Super Falcons da Nigéria. É uma jogadora versátil que pode jogar EM diferentes posições em campo. Atualmente, como meio-campo, veste a camisola do sueco Eskilstuna United. Nos Super Falcons, seleção da Nigéria, jogou no Campeonato Africano Feminino em 2010, 2012 e 2014.

10. Ange N’Guessan (Costa do Marfim)

Ange é uma jogadora de futebol da Costa do Marfim, na posição de ponta de lança. A sua primeira aparição pela seleção nacional foi a 15 de maio de 2015. Atualmente, joga pelo Granadilla Tenerife. Anteriormente, passou pelo Gintra-Universitetas, FC Barcelona,​ entre outros.

Relembramos-te que a BANTUMEN disponibiliza todo o tipo de conteúdos multimédia, através de várias plataformas online. Podes ouvir os nossos podcasts através do Soundcloud, Itunes ou Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis através do nosso canal de YouTube.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile