Gangues na África do Sul fazem tréguas para ajudar população

April 8, 2020
Gangues na África do Sul fazem tréguas para ajudar população

Partilhar

Com as medidas de prevenção adoptadas pelos governos para travar a pandemia de Covid-19, a vulnerabilidade, quer social como financeira, de várias populações é alarmante.

Em África, o número de infetados já chegou a mais de dez mil pessoas, com mais de 500 mortes, uma soma surpreendente considerando que, até há um mês, muito poucos países registavam casos e as mortes contabilizavam-se na casa das duas dezenas.

Na África do Sul já existem pelo menos 1.749 casos confirmados, o que obrigou o governo a reduzir o número de estabelecimentos abertos para serviços essenciais, criando assim uma crise social entre a população mais desfavorecida.

Contudo, nem tudo é negativo, esta onda de desemprego e aflição financeira tem ajudado a criar paz e entendimento entre organizações criminosas nas zonas rurais da Cidade do Cabo.

Os gangues locais decidiram acabar com a guerra, temporariamente, e juntaram-se a organizações rivais para levar comida às suas comunidades e casas mais necessitadas.

Num vídeo publicado no site da BBC, conseguimos ver dois chefes de gangues rivais, transformando a cena em algo inédito. “O que estamos a experienciar aqui hoje é um milagre, alg§1o absolutamente incrível”, diz Andie Steele-Smith, um pastor que trabalha ativamente com membros de gangues.

Tudo começou no dia em que o governo sul-africano decretou o estado de emergência, a 16 de março. O pastor recebeu um telefonema dos líderes rivais a pedir ajuda: “Andie nunca te pedimos nada, mas estamos a passar necessidades”, disseram os líderes.

As comunidades locais da Cidade do Cabo têm se aguentado com a ajuda de Andie e os seus recursos, mas não se sabe até quando.

Quando questionados por jornalistas da BBC se a paz irá durar para sempre, os membros dos gangs responderam que: ” isso não podemos garantir, pode durar até ao final da quarentena, mas o resto ponho nas mãos de Deus”.

Por agora a paz reina e este é um exemplo de que há bondade e união mesmo onde já existiu criminalidade e ódio.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile