Gheez: O rap que se faz hoje “está estragado”

December 27, 2018

Partilhar

Gheez, que vive em Leeds no Reino Unido, está de férias em Lisboa para passar as festas de fim de ano com a família na Linha de Sintra.

O rapper da MakeHappenMOB visitou os nossos estúdios em Lisboa na companhia do seu irmão, Robert Phil, que é campeão de fisiculturismo, para conhecer e falar sobre o ano de 2018 e o que está a preparar para a próxima época.

O último trabalho de Gheez foi a mixtape All Or Nothingem Junho de 2017, e durante o ano passado lançou vários singles, entre eles “Vibe”, que saiu no canal de YouTube da Hip Hop Sou Eu.

Durante esta curta conversa com o rapper, que começou a dar os primeiros passos no bairro Serra das Minas, na Linha de Sintra, abordamos o estado atual do hip hop. A melhor definição que Gheez encontrou para nos dar a sua opinião foi “a perda de essência” e que “está estragado”.

Gheez e o Irmão Robert | Foto: Divaldo Fransico para BANTUMEN

Um dos principais ales do atual estado do hip-hop, para Gheez, é a nova geração que não quer saber das barras,  baseando-se apenas no que soa bem, independentemente de fazer sentido ou não. Sem querer descriminar quem faz este tipo de música, o rapper afirma que  “é necessário respeitar a base. Tens sempre de saber as tuas raizes. Não podes nascer e andar, tens de gatinhar primeiro para depois andar e mais tarde correr.”

Gheez destacou ainda o episódio protagonizado pelo rapper Lil Xan, de 22 anos, de Redlands, uma localidade da Califórnia nos EUA, que quando questionado sobre a sua opinião e relação à música de 2Pac, este encolheu os ombros e disse que fez “música chata”.

Apesar de também fazer rap em beats comerciais, essencialmente instrumentais de trap, as letras de Gheez continuam a ter conteúdo e muitas barras de peso. No entanto, o artista é consciente sobre as dificuldades que o “rap real” enfrenta atualmente para ver o seu produto ser consumido.

Atualmente, Gheez está a trabalhar em dois projetos, um a solo e outro com o colega Migr£_01 também da MakeHappenMOB, com data prevista de lançamento ainda para o primeiro trimestre de 2019.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por GHEEZ (@gheez_mhmob) a

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile