“O Pátio da Saudade”, a estreia de Gilmário Vemba no cinema português, é já o filme nacional mais visto de 2025

August 19, 2025

Partilhar

O humorista angolano Gilmário Vemba estreou-se no cinema português com O Pátio da Saudade, de Leonel Vieira, que registou 15 mil espetadores em apenas quatro dias de exibição desde a estreia na passada quinta-feira. A longa-metragem tornou-se no filme português mais visto do ano até ao momento, acumulando também 101 mil euros em receitas de bilheteira, segundo dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA).

Distribuído pela NOS Audiovisuais, o filme sucede ao êxito de O Pátio das Cantigas (2015), a produção nacional mais vista nos cinemas desde o início dos registos do ICA, com 608 mil espectadores e 3,1 milhões de euros de receita.

No fim de semana de estreia, O Pátio da Saudade foi o terceiro filme mais visto nas salas portuguesas, ficando apenas atrás das produções norte-americanas Hora do Desaparecimento, de Zach Cregger, e Os Mauzões 2, de Pierre Perifel e JP Sans.

A narrativa centra-se em Vanessa, interpretada por Sara Matos, uma atriz de televisão que herda um antigo teatro em ruínas no Porto. Contra os conselhos do seu agente para vender o espaço, decide recuperá-lo, reunindo amigos para montar um espetáculo que devolva ao local a glória de outros tempos. O enredo complica-se com a oposição de um proprietário rival.

O elenco conta com Gilmário Vemba, Ana Guiomar, Manuel Marques, José Raposo, José Pedro Vasconcelos, Alexandra Lencastre, José Pedro Gomes, Aldo Lima, Carlos Cunha e José Martins.

No filme, Gilmário Vemba interpreta João Mota, humorista angolano a viver em Portugal e ex-namorado da protagonista. A personagem, segundo o próprio, é praticamente uma versão ficcionada de si mesmo.

“A maior referência que eu tinha para poder fazer o João Mota era eu. Ele é um ator humorista angolano a viver em Portugal. Foi uma personagem basicamente feita para mim, então eu estava praticamente a fazer de mim no filme. E isso é o mais difícil”, disse o comediante em entrevista recente à MAGG.

Uma das cenas especiais do filme é uma serenata composta, tocada e cantada pelo próprio Gilmário Vemba. “Tenho muitos dotes guardados. Cantar sempre foi uma arte que admirei. É uma pena que a comédia tenha dado certo primeiro e a música tenha ficado de lado”, afirmou.

Reconhecido pela PowerList100 BANTUMEN como uma das Personalidades Negras Mais Influentes da Lusofonia, Gilmário Vemba reforça com esta estreia a sua presença no cinema português. Em dezembro de 2023, tornou-se o primeiro comediante negro e angolano a esgotar a sala principal do Altice Arena, em Lisboa, reunindo mais de oito mil pessoas num espetáculo de stand-up.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile