Gilyto regressa aos lançamentos com “Funaná To The Moon”

December 24, 2025
 gilyto novo album funana to the moon
DR

Partilhar

Gilyto Mr. Entertainer está de regresso aos lançamentos discográficos com Funaná To The Moon, um álbum que coloca o funaná no centro de uma proposta contemporânea, sem desligar o género das suas matrizes históricas. O disco, já disponível em todas as plataformas digitais, surge como um exercício de atualização estética e discursiva de uma das expressões mais identitárias da música cabo-verdiana.

Composto por oito faixas, o trabalho reúne temas assinados por Gilyto Semedo e Betú (Adalberto Silva), com produção repartida entre Tino MC, Khaly Angel, Bob Valentino e o próprio artista. O alinhamento inclui participações de xo.CED (Ékisou-Sid), Gilberto IV e Bob Valentino, colaborações que ampliam o espectro sonoro do álbum e sublinham a sua diversidade musical.

Entre os temas que ajudam a definir o tom do projeto está “Kampetxi”, em dueto com xo.CED, canção que convoca memórias de infância em Cabo Verde e recupera o imaginário das brincadeiras durante a época das chuvas. Noutro registo, “Politiku Politika” assume uma leitura crítica do contexto político internacional, refletindo sobre liderança, responsabilidade e serviço público, ao assumir uma leitura social sustentada pela dinâmica rítmica do género.

A dimensão visual do álbum — capa e videoclipe de apresentação — ficou a cargo de its Popo e reforça a narrativa que acompanha o lançamento. Gravado entre os Estados Unidos, Portugal, Holanda e Cabo Verde, Funaná To The Moon contou com um conjunto alargado de músicos e técnicos ligados ao universo do funaná, num processo marcado pela circulação transatlântica que hoje caracteriza a música cabo-verdiana.

O novo disco surge num momento simbólico da trajetória de Gilyto, artista com cerca de 25 anos de carreira e um papel ativo na estruturação do setor musical em Cabo Verde, nomeadamente como fundador dos Cabo Verde Music Awards e cofundador da Sociedade Cabo-verdiana de Música. Funaná To The Moon afirma-se, assim, como um regresso aos originais que dialoga com o passado, mas aponta para a continuidade e projeção futura do funaná no espaço global.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile