Entre cultura e tecnologia, Lisboa recebe a comunidade Wikimedia global para debater resiliência

November 1, 2025
GLAM Wiki conferencia
GLAM Wiki 2025 | ©Oseias Mateus

Partilhar

Lisboa acaba de acolher a terceira edição do GLAM Wiki, um encontro que reúne a comunidade Wikipedia e instituições culturais de todo o mundo - de galerias e bibliotecas a arquivos e museus. Mais de 200 participantes de mais 100 países estiveram presentes nesta celebração global do conhecimento livre, que teve como anfitriã Vanessa Sanches, fundadora da BANTUMEN e parceira, há quatro anos, do coletivo feminista Wiki Editoras Lx.

Organizado pela Wikimedia Portugal e Wiki Editoras Lx, a conferência aconteceu entre 30 de outubro e 1 de novembro, nas instalações do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), o GLAM Wiki aconteceu pela primeira vez em Portugal. Sob o tema “Resiliência”, o encontro abriu espaço para debates sobre o papel das instituições culturais e do conhecimento aberto num mundo em constante transformação.

Além de contar com a presença da CEO da Fundação Wikimedia, Maryana Iskander, a programação abordou temas como preservação do património digital, acessibilidade, descolonização da memória e as novas fronteiras da inteligência artificial no ecossistema Wikimedia. A sublinhar que, há mais de duas décadas, o movimento atua na defesa de uma internet livre e do acesso universal a conhecimento curado e gratuito.



Vanessa Sanches, GLAM Wiki 2025 | ©BANTUMEN/Oseias Mateus



No dia 31 de outubro, a Biblioteca Nacional de Portugal recebeu ainda um workshop voltado para profissionais da cultura, museus, arquivos e bibliotecas. A sessão demonstrou, na prática, como o conhecimento livre pode aproximar culturas e fortalecer as comunidades Wikimedia - uma conversa essencial sobre tecnologia, partilha e futuro.


No dia seguinte, 1 de novembro, teve lugar uma sessão estratégica dedicada a pensar o futuro do movimento GLAM dentro do ecossistema Wikimedia. Dinâmica e orientada para a ação, a atividade foi desenvolvida em colaboração com o GLOSS Working Group, o Content Partnerships Hub, a Wikimedia Foundation e outros parceiros. Aberta a todos os participantes, a sessão incentivou a criação de estratégias para o futuro das iniciativas de Cultura, Património e GLAM em todo o movimento.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile