Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
O rapper cabo-verdiano Hélio Batalha anunciou o lançamento do seu novo single "Pirigrinu". A nova produção do artista estará disponível nas plataformas digitais a partir do dia 4 de julho, véspera das comemorações dos 50 anos da independência de Cabo Verde, e propõe uma reflexão sobre as vivências da migração cabo-verdiana, numa faixa com sonoridade afrobeat.
Em exclusivo à BANTUMEN, o rapper explica que a canção aborda temas como a precariedade das condições de vida no estrangeiro, a perda do sentido de comunidade, a exploração laboral e a saudade da terra natal. “Os pirigrinus são como corpos em trânsito, que se movem em busca de melhores condições, mas que passam por inúmeras dificuldades, pela falta de morabeza”, afirma.
"Pirigrinu" marca também o lançamento oficial da Immortal Recordz, uma editora e produtora musical independente fundada por Hélio Batalha. O projeto pretende dar estrutura, visibilidade e meios de produção a artistas das periferias africanas, com especial atenção à cena musical cabo-verdiana. “A Immortal é um sonho que se materializa para dar continuidade a um compromisso: tornar perenes as vozes das margens. Não só em Cabo Verde, mas em toda a diáspora africana. Somos uma casa para artistas que tenham algo original e autêntico e uma visão profundamente africana”, explica. Localizada na cidade da Praia, a label assume-se como um polo híbrido que reúne produção musical, gestão artística, produção audiovisual, formação de talentos e intervenção social.
Com o lançamento do single e a criação da Immortal Recordz, o músico reafirma o seu lugar não apenas como artista, mas também como empreendedor e agente cultural. Este é o primeiro passo de um projeto que pretende amplificar vozes, formar gerações, redesenhar horizontes e inscrever Cabo Verde no mapa das potências criativas globais. A label assume-se com uma visão de futuro, que aposta na integração entre produção, gestão e atuação comunitária.
Hélio Batalha iniciou a sua carreira em 2007. Natural e residente da cidade da Praia, na localidade de Ponta de Água, soma hoje vários reconhecimentos, incluindo os prémios de Artista Revelação e Melhor Hip Hop (2016) nos Cabo Verde Music Awards. Recentemente foi distinguido, na mesma premiação, com os galardões Música do Ano, Melhor Colaboração e Melhor Hip Hop pelo single Só Deus, em colaboração com Paulinha. Foi também premiado nas categorias Melhor Melhor Hip-Hop e Personalidade do Ano da Música (2017) na Gala Somos Cabo Verde. É licenciado em Serviço Social pelo Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja