O IndieLisboa está de volta e estes são os filmes a ver

April 8, 2026
IndieLisboa 2026
Still do filme Bubbling Baby, de Sharine Rijsenburg

Partilhar

O IndieLisboa regressa a Lisboa entre 30 de abril e 10 de maio para a sua 23.ª edição, com uma programação de 241 filmes entre curtas e longas-metragens. O festival volta a ocupar salas como o Cinema São Jorge, a Culturgest, o Cinema Ideal, a Cinemateca Portuguesa, o Cinema Fernando Lopes e a Piscina Municipal da Penha de França, mantendo também a programação noturna do IndiebyNight.


O programa distribui-se por várias seções, entre elas Competição Internacional, Competição Nacional, Silvestre, Rizoma, Novíssimos e IndieMusic. É precisamente aí que se encontram alguns dos títulos mais apelativos desta edição, entre documentários musicais, retratos de artistas e filmes que passam por África, Brasil e diásporas. Fora da programação de exibição, o festival inclui ainda o IndieLisboa Lab 2026, onde foi seleccionada a curta-metragem Estar Habituado é Amar, de Diogo Gazella de Carvalho.


Sun Ra: Do the Impossible, de Christine Turner, é um dos destaques do IndieMusic. O documentário recupera a figura de Sun Ra, nome maior do free jazz do século XX, a partir de imagens de arquivo e de testemunhos de membros da sua Arkestra. A apresentação oficial do festival sublinha a dimensão quase mítica do músico e a forma como a sua obra abriu caminho a uma visão singular da música e do afrofuturismo.

PUBLICIDADE

Universal Calema
IndieLisboa 2026

Sun Ra: Do the Impossible

Também no IndieMusic, The Blind Couple From Mali, de Ryan Marley, acompanha Amadou & Mariam numa viagem que parte de Bamako e atravessa vários lugares ligados ao seu percurso artístico. O filme aproxima-se do processo criativo da dupla e reúne ainda depoimentos de colaboradores como Damon Albarn, Chris Martin, Manu Chao, Tiken Jah Fakoly e Vieux Farka Touré.

IndieLisboa 2026

The Blind Couple From Mali 

Outro título a reter é Bubbling Baby, de Sharine Rijsenburg, uma curta que olha para o nascimento do bubbling, criado por DJ Moortje, natural de Curaçao, nos Países Baixos. O festival apresenta-o como um filme sobre as origens do género e sobre a vitalidade da sua cena contemporânea, marcada por uma forte presença feminina.

IndieLisboa 2026

Bubbling Baby

Ainda na seção musical, Massa Funkeira, de Ana Rieper, leva o funk brasileiro para o centro da programação. A sinopse oficial descreve-o como um retrato do funk-putaria que saiu da favela e ocupou bailes de rua, discotecas e o espaço público brasileiro, afirmando o corpo, sobretudo o corpo feminino, como lugar de desejo e resistência. O filme é, de resto, um dos três títulos em destaque na festa de encerramento do festival, ao lado de The Blind Couple From Mali e Bubbling Baby.

IndieLisboa 2026

Massa funkeira

Fora do universo musical, Pardo é Papel, de Alexis Zelensky, surge em Rizoma como um dos documentários a seguir. O filme acompanha Maxwell Alexandre, artista nascido e crescido na Rocinha, no Rio de Janeiro, cuja ascensão no mercado da arte contemporânea, segundo o festival, expõe também uma realidade atravessada por um sistema estruturalmente racista.

IndieLisboa 2026

Pardo é Papel

Em Silvestre, Deep Cobalt, de Petna Ndaliko Katondolo, leva-nos até à mina de Mutoshi, em Katanga, na República Democrática do Congo, onde uma comunidade de trabalhadores extrai cobalto em condições extremas. A sinopse do festival liga diretamente essa realidade à produção de aparelhos tecnológicos, fazendo deste um dos títulos mais concretos e politicamente fortes da edição.

IndieLisboa 2026

Still do filme

Entre os filmes da mesma seção está ainda Taxi Moto, de Gaël Kamilindi, apresentado como uma história de amor entre dois homens que o realizador foi impedido de filmar no seu país, tendo por isso reinventado o projeto noutra geografia. O festival descreve-o como um filme onde realidade e ficção se cruzam, num gesto de descoberta e de amor.

IndieLisboa 2026

Taxi Moto

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile