Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
Laëtitia Kandolo é uma designer nascida no Congo, que viveu em Paris e que já trabalhou para grandes nomes do showbizz como Kanye West, Rihanna JAY-Z e Beyoncé. Kandolo, além da criatividade, rompe estereótipos e ajuda a criar empregos na cidade de Kinshasa.Depois de pensar em se aventurar na fotografia, engenharia de som e, eventualmente, no desenvolvimento de produto, Laëtitia Kandolo descobriu que a moda é a sua verdadeira vocação. Agora, na sua luxuosa lista de clientes, encontramos nomes como Kanye West, Jay Z, Beyonce e Rihanna.
Kandolo trabalhou como stylist em várias digressões de renome mundial, incluindo ‘Watch the Throne’ de Kanye West, ‘ANTI’ de Rihanna, ‘Rebel Heart’ de Madonna, bem como ‘All I Want For Christmas Is You’ de Mariah Carey. O seu trabalho abrange tanto estilo, como direção editorial e criativa.E não descurando as suas origens, a influência da designer é sobretudo africana. A sua primeira coleção de moda, a UCHAWI, é uma prova dos padrões e cores que lembram a cultura e as tradições de Kinshasa, a maior cidade da República Democrática do Congo.
De acordo com o Design Indaba, UCHAWI é constituída por peças femininas e masculinas. Acima do propósito comercial, a marca baseia-se pelos objetivos de desenvolvimento sustentável estabelecidos pelas Nações Unidas e quer também ter um papel ativo socialmente, criando oportunidades de emprego em Kinshasa, que devido à história recente do país e à falta de infraestrutura, essas oportunidades são escassas.“Temos um relacionamento próximo com uma escola de moda para que possamos criar empregos depois dos alunos terminarem o curso. Isto serve para mostrar-lhes que a indústria da moda é maior do que pensam”, explica a empreendedora à publicação online. “Eu também acho que uma vez que dás emprego a uma mulher, estás a ajudar toda a família. As suas crianças vão para a escola, garantes que elas tenham comida e que sejam minimamente saudáveis. Isto não são apenas roupas para mim, mas emprego. Este é um dos maiores problemas em África. Precisamos de infraestruturas, não de caridade”.
As peças de Kandolo refletem os diferentes estilos de vida e estética presentes no Kinshasa de hoje. Da distribuição ao produto e à comunicação, Kandolo quer mostrar que existem novas maneiras de construir um negócio na África. “Quero mostrar essa outra África, sacudir os estereótipos. uma história escrita por uma mulher africana. Precisamos de mais histórias sobre nós por nós”, disse citada pelo Design Indaba.
“É bonito ver como nós falamos sobre o africanismo usando cores, tecidos, texturas diferentes … e como partilhamos a mesma luta: colocar África no mapa da moda”, acrescentou.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja