Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
“Nunca ka bu eskeci di undi bu bem, ku pé na txon nu ta desgadja” . É assim que termina a nova música de Loony Jonhson mas é da totalidade desses quatro minutos e 34 segundos que precisamos falar.
“Só Si Ka Da” cheira a torresmo acabado de sair do óleo a ferver, a cachupa no fogo, a cuscuz acabado de sair do binde, a “ferrinho ku gaita” no pé até amanhecer, aos vizinhos que eram família e a porta aberta para quem quisesse entrar. Era este o espírito que se vivia – entre a comunidade cabo-verdiana – nos bairros da zona metropolitana de Lisboa, nos anos ’90 e que a maioria dos imigrantes, e filhos, tão bem conhecem.
A nova música de Loony Johnson feat Vado Más Ki Às é uma homenagem ao funaná – como percursor da cultura cabo-verdiana pelo mundo – e ao saudosismo pela vida comunitária da década de 1990 que, apesar das dificuldades sociais, traz à memória a união e os momentos de alegria partilhados entre os residentes de bairros da periferia da capital portuguesa.
A nível sonoro, a música cruza o drill com o funaná, numa fusão quente e electrizante, com produção LoonaticBoy.
No videoclipe Loony escreveu: “Este vídeo é dedicado a todos os Bairros da Zona Metropolitana de Lisboa/Portugal, dos anos ’90, especialmente ao meu bairro onde cresci, em Algés, o bairro da Quinta da Carapuça – Gato Preto. Ps:. Nunca te esqueças de onde vieste.”
Com a realização de Wilsoldiers e Loony Johnson, o videoclipe da música, onde vemos várias imagens antigas gravadas em VHS por um morador da Quinta da Carapuça, já está disponível no YouTube.
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja