Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja
Pesquisa
Partilhar
X
A dupla sensação deste quase final de ano é Soraia Ramos e Nenny, que juntaram-se para lançar Trompete. Este lançamento foi o assunto mais lido na BANTUMEN nos últimos sete dias. Seguiu-se o anúncio do concerto de celebração de 30 anos de carreira dos Tabanka Djaz, no Coliseu de Lisboa; a gravação do podcast Mambos Hip Hop da Banda em Lisboa; a entrevista à jovem Danielle Cristina que tem trabalhado na mobilidade social de jovens desfavorecidos e, por último, a controversa acusação de difamação contra Mamadou Ba, que gerou uma onda de descontentamento dentro do movimento negro português.
Soraia Ramos e Nenny acabam de criar a dupla mais explosiva deste último trimestre de 2022. “Trompete”, que tem vindo a ser anunciado há algumas semanas nas redes sociais de cada uma das artistas, está finalmente disponível nas plataformas de música online.
Os Tabanka Djazz estão a dias de celebrar 30 anos de carreira com um concerto no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, e para aguçar a ansiedade dos fãs o conjunto acaba de lançar um novo EP.
Com três temas (dois afro-zouks e um gumbé), Mendigo é assim a antecipação do evento e o single que dá nome ao projeto conta com a participação de um grande nome da música angolana, Kyaku Kyadaff. Carla Moreno teve à sua responsabilidade o coro. O videoclipe já se encontra disponível no YouTube, no canal dos Tabanka Djaz.
Dino Cross segue com o seu projeto de visitar países da lusofonia para fazer reportagens sobre o movimento hip hop. Desta vez, o jornalista – que dá voz ao podcast Mambos Hip Hop da Banda, integrado na BANTUMEN, e ao Ponto Informativo, do programa radiofónico Hiphop numa estação de rádio angolana – aterrou em Lisboa, um ponto histórico que gerou vários nomes e influências para o rap no universo da língua portuguesa.
Isabelle Cristina nasceu e cresceu no Grajaú, um dos bairros mais pobres da periferia da cidade de São Paulo, no Brasil. Hoje, com 19 anos, trabalha na multinacional tecnológica Oracle e é embaixadora do programa “Um Milhão de Oportunidades Generation Unlimited”, da Unicef. Para além disso, lidera a organização não-governamental Instituto Meninas Negras – um projeto que fundou com a mãe, aos 13, com o objetivo de fazer com que mais meninas negras tenham acesso a oportunidades de se tornarem líderes femininas proeminentes e cidadãs globais.
O ativista antirracista português Mamadou Ba vai a julgamento por difamação de um ex-dirigente do movimento “Hammerskins Portugal”, decidiu o juiz Carlos Alexandre, do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC).
Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.
Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.
Recomendações
Marcas por escrever
Contactos
BantuLoja