MC Luanna, AJULIACOSTA, Any Gabrielly e Amabbi representam o Brasil nas nomeações dos BET Awards 2025

May 12, 2025
MC Luanna, AJULIACOSTA, Any Gabrielly Amabbi BET Awards 2025
📸: Andreia Santana

Partilhar

A cena urbana brasileira volta a fazer história a nível internacional. Esta quinta-feira, 8 de maio, foram anunciadas as nomeações aos prémios norte-americanos BET Awards 2025 e quatro artistas brasileiras integram a lista, reforçando o protagonismo feminino e negro na música global. MC Luanna e AJULIACOSTA, ambas expoentes do rap nacional, estão entre as nomeadas, a par de Any Gabrielly e Amabbi, que figuram entre os nomes mais promissores da música pop e urbana do Brasil.


Criados em 2001 pelo canal norte-americano Black Entertainment Television (BET), os BET Awards são uma das mais prestigiadas premiações dedicadas à valorização de artistas negros nas áreas da música, cinema, desporto e entretenimento.


Na categoria Best International Act, MC Luanna é aclamada pela sua entrega lírica e identidade poderosa. Vinda da periferia da Raposo Tavares, na Zona Oeste de São Paulo, a artista tem construído um repertório marcado pela afirmação da mulher negra e periférica. Do EP Maldita (2022) à mixtape 44 (2022), e mais recentemente ao seu primeiro álbum Sexto Sentido (2024), Luanna tem aprofundado temas como identidade, liberdade e auto-estima, ganhando relevância junto de um público cada vez mais diverso.


Já AJULIACOSTA, nomeada na categoria Best New International Act, é uma das novas vozes do rap que alia lirismo a uma presença de palco intensa e uma postura empreendedora. Nascida em Mogi das Cruzes, São Paulo, a rapper transforma vivências do quotidiano em canções de empoderamento. “Cada canetada é um desabafo para aumentar a auto-estima”, tem afirmado em entrevistas.


Any Gabrielly, também nomeada para Best International Act, soma mais de uma década de carreira. Começou por dar voz à personagem Moana na versão em português do filme da Disney, e participou no musical O Rei Leão com apenas nove anos. A nível global, destacou-se como vocalista do grupo Now United, criado por Simon Fuller, onde representou o Brasil perante uma audiência de milhões. Em 2023, lançou-se a solo sob gestão de Fuller e com contrato assinado com a Republic Records, uma das principais editoras dos Estados Unidos.


Na categoria Best New International Act, Amabbi surge como um dos nomes emergentes mais fortes da nova geração da música brasileira. Oriunda da Zona Norte de São Paulo, começou a cantar no coral da igreja e em rodas de samba, até ser contratada pela Som Livre, com quem lançou o EP AMABBI. Em 2024, editou o seu primeiro álbum Versos e Voos, com colaborações de nomes como Xamã, FBC, Budah e NP Vocal. As suas músicas abordam temas como amor, liberdade e superação, num registo que cruza rap, R&B e trap com influências da vivência urbana.


As nomeações de MC Luanna, AJULIACOSTA, Any Gabrielly e Amabbi refletem a força da música feita por mulheres negras no Brasil, como representam também um momento de afirmação global do talento vindo da periferia e das margens. O BET Awards 2025 será transmitido no dia 30 de junho, e a presença destas artistas promete reforçar a voz da lusofonia no cenário internacional.

Relembramos-te que podes ouvir os nossos podcasts através da Apple Podcasts e Spotify e as entrevistas vídeo estão disponíveis no nosso canal de YouTube.

Para sugerir correções ou assuntos que gostarias de ler, ver ou ouvir na BANTUMEN, envia-nos um email para redacao@bantumen.com.

bantumen.com desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile